A 19ª edição da Copa do Mundo de basquete masculino teve início nesta sexta-feira (25) com oito partidas sendo realizadas. Essa é a primeira vez que o evento tem mais de uma sede. As 32 seleções estão divididas em oito grupos de quatro e se enfrentam nas Filipinas, Indonésia e Japão.
E foi uma das três anfitriãs que teve o recorde de público da história de um Mundial de basquete. Atuando na Philippine Arena, a seleção das Filipinas fez um bom jogo, mas foi superada pela República Dominicana, por 87 a 81. A partida foi acompanhada por 38.115 torcedores, que estabeleceram um um novo recorde de público da história da competição. A marca anterior era a da decisão do Mundial de 1994, em Toronto, quando os Estados Unidos derrotaram a Rússia, diante de 32.616 pessoas.
— Desde que apresentamos a candidatura para receber a Copa do Mundo em 2015, a missão era mostrar o amor do povo filipino pelo basquete — disse Manny V. Pangilinan, presidente da Federação Filipina de Basquete.
Mas, apesar de toda a pressão do público, a equipe dominicana conseguiu se impor com um duplo-duplo, de 26 pontos e 10 rebotes, do ala-pivô do Minnesota Timberwolves, Karl-Anthony Towns. Outro destaque da equipe caribenha foi o armador Andrés Feliz, que atua no Joventut Badalona, da Espanha, e que terminou com 12 pontos, oito assistências e seis rebotes. No time da casa, o armador Jordan Clarkson, do Utah Jazz, fez 28 pontos, sete assistências e pegou sete rebotes.
Canadá atropela França
No jogo mais esperado do primeiro dia de Copa do Mundo, o Canadá derrotou a França por impressionantes 95 a 65. Apenas os dois primeiros períodos foram equilibrados, com os canadenses liderando por três (43 a 40).
Mas no terceiro período, o time dirigido por Jordi Fernandez Torres disparou e abriu 20 pontos de frente 68 a 48). Nos 10 minutos finais, a distância ainda foi ampliada em mais 10. O cestinha canadense foi o armador Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, com 27 pontos, 13 rebotes e seis assistências.
A Copa do Mundo deste ano distribui sete vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Serão duas seleções classificadas das Américas, duas da Europa, uma da África, uma da Ásia e uma da Oceania, de acordo com a classificação final.
Brasil estreia amanhã
A seleção comandada por Gustavo Conti está no grupo G, ao lado da Espanha, atual campeã mundial, Irã e a Costa do Marfim. A estreia será sábado (26), contra os iranianos, às 6h45min (horário de Brasília).
Confira os resultados desta sexta:
Grupo A:
Angola 67 x 81 Itália
República Dominicana 87 x 81 Filipinas
Grupo D:
México 71 x 91 Montenegro
Egito 67 x 93 Lituânia
Grupo E:
Finlândia 72 x 98 Austrália
Alemanha 81 x 63 Japão
Grupo H:
Letônia 109 x 70 Líbano
Canadá 95 x 65 França