Após perder para a China, nos pênaltis, na semifinal da Copa do Mundo de futebol de cegos, em Birmingham, na Inglaterra, a seleção brasileira goleou a Colômbia por 7 a 1 na disputa pelo terceiro lugar, nesta sexta-feira (25). Assim, garantiu um lugar no pódio da competição que faz parte dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA).
O Brasil passou pela primeira fase do torneio invicto, com duas vitórias por 1 a 0, contra Irã e Marrocos e um empate em 0 a 0 com o México. Nas quartas de final, a seleção derrotou a França em novo 1 a 0 e chegou às semifinais, quando foi superado nos pênaltis (2 a 0), após empate sem gols.
Na disputa do bronze contra os colombianos, os gols da seleção foram marcados por Jardiel (2), Cássio, Tiago Paraná e Jefinho (3). Jhon Gonzalez diminuiu para os colombianos. Esta foi a segunda vez em oito edições do torneio, que a seleção brasileira terminou em terceiro. Nas outras sete, foram cinco títulos e um vice-campeonato.
— Claro que a gente queria ser campeão, mas viemos brigar pela classificação aos Jogos Paralímpicos, também, e conseguimos. Do início ao fim, honramos esta camisa. Garanto que não faltou esforço de ninguém — afirmou Tiago Paraná.
Com o resultado, o Brasil ficou com uma das vagas em disputa para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024. Argentina e Colômbia também se classificaram. Campeã asiática, a China já esta qualificada.
Na disputa do ouro, a seleção argentina venceu a chinesa nos pênaltis, por 2 a 1, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.