O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará a primeira etapa do Meeting de 2021 em Porto Alegre neste sábado (2), com a participação de atletas do atletismo e da natação. Entre eles, estarão a nadadora Carol Santiago, da classe S12 (para atletas com deficiência visual) e dona de cinco medalhas, sendo três de ouro, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Idealizado e criado pelo CPB, o Meeting Paralímpico tem como objetivo promover o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do País, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades do paradesporto e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos de elite.
Também estarão presentes na competição outros atletas que disputaram os Jogos de Tóquio, como os nadadores Roberto Alcalde (classe S6), Ruiter Silva (S9) e Susana Schnarndorf (S4).
O evento marcará o retorno do calendário nacional de competições destas modalidades que são geridas pelo CPB. A programação será realizada de acordo com todos os protocolos sanitários estabelecidos pela área de saúde do Comitê.
— Já descobrimos novos talentos para o esporte paralímpico em muitas competições como o Meeting e agora temos muita expectativa para a disputa em Porto Alegre. Este foi um ano de Jogos Paralímpicos e essas são oportunidades para os jovens atletas surgirem no cenário nacional do paradesporto — garante Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.
Para participar do Meeting, os atletas deverão ter, no mínimo, 14 anos (nascidos até 2007), representar um clube e ter deficiência física, visual e/ou intelectual com elegibilidade ao esporte.
O Meeting em Porto Alegre terá duas sedes: Sogipa, rua Barão de Cotegipe, 415, bairro Higienópolis, e Grêmio Náutico União, rua Quintino Bocaiúva, 500, bairro Moinhos de Vento.
Ao todo, o Meeting acontecerá em 16 cidades pelo país e as etapas receberão provas de atletismo, halterofilismo e natação.