A medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio no futebol feminino foi conquistada pela seleção do Canadá. As atletas canadenses venceram a Suécia nos pênaltis, por 3 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. A partida que ocorreria na quinta-feira (5), às 23h, foi adiada para as 9h desta sexta-feira devido ao calor.
A Suécia começou dominando grande parte do jogo. Porém, a partir da metade do primeiro tempo o Canadá reverteu a situação e começou a trazer perigo à área adversária.
A boa atuação da goleira do Canadá evitou o que seria o primeiro gol do confronto na cabeceada da atacante sueca Blackstenius, aos 28 minutos do primeiro tempo.
Quatro minutos depois, após uma troca de passes seguida por uma drible, a camisa 11 recebeu um passe rasteiro e marcou o primeiro gol da partida, sem chances para a goleira canadense. 1 a 0 para a Suécia.
A seleção sueca seguiu fazendo jogadas perigosas até o fim da primeira etapa, pressionando as adversárias no seu campo de defesa.
Na volta do intervalo, as atletas do Canadá mostraram não se abalar com o resultado e começaram a dominar a partida.
Após a pressão da equipe canadense, a atacante Sinclair levou uma pancada na área da Suécia, caiu no chão e pediu pênalti. O VAR analisou o lance, a árbitra checou e marcou a penalidade. A camisa 17, Fleming, colocou a bola na marca, bateu e marcou. 1 a 1.
Na sequência, o Canadá não deixou a Suécia respirar e seguiu ameaçando as adversárias com uma jogada perigosa da zagueira Rose. Fleming também chutou perto do gol, fazendo a rede balançar pelo lado de fora.
O tempo regulamentar terminou com o empate. Na prorrogação, a Suécia quase marcou no final do segundo tempo em um bate-rebate na pequena área, mas a partida se encerrou, e as penalidades máximas decidiriam as novas vencedoras do futebol feminino pela primeira na história dos Jogos Olímpicos.
Os pênaltis se alongaram devido às defesas de ambas as seleções. O Canadá chegou a ter bola no travessão e viu o título se afastar quando errou três batidas seguidas. A Suécia retribuiu e errou as últimas três cobranças. A meio-campista do Canadá Julia Grosso deu o sexto chute da equipe nas penalidades e marcou: Canadá campeão olímpico.
O triunfo da seleção canadense sobre a Suécia trouxe a primeira medalha de ouro do país na história na categoria depois de bronzes em 2012 e 2016. A Suécia volta para casa a sua segunda medalha de prata no futebol feminino em Olimpíadas.