Isaquias Queiroz e Jacky Godmann avançaram à final da canoagem de velocidade na categoria C2 1000m e são esperança de medalha para o Brasil nesta que é a última semana de Olimpíadas de Tóquio. A disputa da semifinal foi na noite dessa segunda-feira (2), às 21h50min, no canal de Sea Forest, na capital japonesa.
Os brasileiros participaram da segunda bateria da semi, composta por cinco embarcações, sendo que as quatro primeiras avançavam à decisão. Remando na raia de número três, Isaquias e Jacky comandaram a primeira metade da prova, passando em primeiro lugar a marca de 500m. Depois, reduziram um pouco o ritmo e concluíram a prova na 4ª colocação, com o tempo de 3min27seg167.
A dupla alemã Sebastian Brendel - atual campeão olímpico da modalidade - e Tim Hecker acelerou na segunda metade da prova e conseguiu a primeira colocação, com o tempo de 3min26seg812, estabelecendo um novo recorde olímpico. Também se classificaram os canoistas cubanos Serguey Torres e Fernando Jorge (3min27seg102), na segunda colocação, e os canadenses Connor Fitzpatrick e Roland Varga, com o tempo 3min27seg145, poucos décimos de segundo à frente dos brasileiros.
Competindo na outra bateria, avançaram à final também os atletas chineses Liu Hao e Zheng Pengfei (3min27seg023), os romenos Catalin Chirila e Victor Mihalachi (3min27seg399), os poloneses Wiktor Glazunow e Tomasz Barniak (3min28seg282) e os espanhois Cayetano Garcia e Pablo Martinez (3min28seg594).
A combinação brasileira é recente, mas tem dado certo: Jacky e Isaquias estão treinando e competindo juntos há apenas quatro meses, após Erlon de Souza, parceiro habitual de Isaquias por sete anos, não conseguir se recuperar de uma lesão no fêmur e ficar de fora dos jogos de Tóquio.
A final da canoagem de velocidade em duplas ocorre logo mais, às 23h46min.