Além da vitória do Brasil por 3 sets a 0 sobre o Japão na madrugada brasileira desta terça-feira (3), mais três confrontos fecharam as quartas de final do torneio de vôlei masculino das Olimpíadas. As semifinais serão na próxima quinta, à 1h e às 9h (horário de Brasília).
Os adversários dos brasileiros serão os russos, que venceram o Canadá também por 3 sets a 0. Volkov foi o maior pontuador do lado do Comitê Olímpico Russo. A partida será a reedição do confronto da fase de grupos, quando os europeus impuseram a única derrota brasileira na competição (3 a 0).
Mais tarde, a Argentina surpreendeu e bateu a Itália por 3 sets a 2, garantindo a classificação para a semifinal. O jogo, que teve a duração de duas horas e 12 minutos, teve uma atuação fora da curva dos argentinos Facundo Conte e Ezequiel Palacios, com 19 e 18 pontos respectivamente. Pelo lado italiano, Juantorena e Michieletto foram os maiores pontuadores.
No último confronto das quartas, a França bateu a Polônia por 3 sets a 2 e irá enfrentar os argentinos na próxima fase. Será a primeira vez deles em uma semifinal olímpica. Os poloneses fizeram o primeiro e o terceiro set, os franceses o segundo e o quarto, para depois confirmar a vitória no tie break. Patry foi o maior pontuador do lado francês, com 21 pontos.