O último treino da Seleção Brasileira feminina antes do jogo contra a China foi marcado por suspeita de espionagem e por uma inusitada perseguição em meio a um cemitério. A possível presença de um intruso chinês causou desconforto entre os integrantes da comissão técnica na última atividade de Pia Sundhage antes da estreia nos Jogos Olímpicos, nesta quarta (21), às 5h (horário de Brasília), em Sendai, a 370km de Tóquio.
No início do trabalho desta terça (20), no Izume Soccer Field, integrantes da comissão técnica identificaram o flash de uma câmera em um cemitério localizado em uma colina ao lado do campo de treino. Liderados pela coordenadora da seleção feminina, a gaúcha Duda Luizelli, o estafe da CBF correu na direção dos túmulos para espantar o suposto espião. Contudo, nenhum "invasor" foi encontrado.
— No início do treino, vimos uma pessoa suspeita passeando pelo cemitério e aí, de repente, vimos uma luz. Os nossos fotógrafos aproximaram as lentes e viram que realmente parecia ser a luz de uma câmera. Então, largamos tudo e subimos cemitério acima. Se tinha alguém ali, no mínimo a pessoa saiu correndo — declarou Duda Luizelli à GZH.
Imagens publicadas pelo site ge.globo de fato mostram uma luz semelhante a um flash em meio aos túmulos do cemitério vizinho ao campo de treino. Logo após a suspeita, Duda e membros da comissão técnica correram até o local e fizeram uma espécie de "pente-fino" em meio às sepulturas. Porém, nenhum espião chinês foi encontrado.
— Não passou de uma suspeita. Acho que isso tudo faz parte deste momento de ansiedade. Tudo ocorreu tranquilamente, não teve nenhum tipo de problema. Foi só uma impressão da comissão técnica de que tinha alguém (observando o treinamento). Independentemente do que foi, no mínimo, nós espantamos a pessoa — completou Duda.
Logo após o treino, a técnica Pia Sundhage afirmou que valoriza o mistério como estratégia para surpreender o adversário e justificou o fato de os últimos treinos terem sido fechados para a imprensa.
— Eu gosto da palavra mistério porque é sobre o que é o futebol. Você prepara para o sucesso. Sim, espero que o mistério seja uma boa surpresa para os brasileiros e difícil para as jogadoras chinesas — afirmou Pia, na coletiva oficial da véspera do jogo contra a China.
Os treinos fechados inclusive fizeram parte da realidade da Seleção Brasileira feminina durante praticamente todo o período de preparação em solo japonês.
— A Seleção Brasileira vai surpreender muita gente — finalizou Duda.