A polícia japonesa acredita ter encontrado o atleta do levantamento de peso de Uganda que estava desaparecido desde a última sexta-feira (16), quando não se apresentou para fazer o teste diário de detecção da covid-19, obrigatório pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelas autoridades japonesas.
Julius Ssekitoleko, de 20 anos, estaria na cidade de Yokkaichi, na província de Mie. Segundo a imprensa japonesa, um homem similar ao atleta teria sido identificado, através das câmeras de segurança, na estação de trem de Nagoya, mais de 200 quilômetros da cidade de Izumisano, onde Ssekitoleko estava hospedado.
A tese levantada é que ele teria pegado um trem bala até lá, local de uma das maiores colônias ugandenses no país asiático. Apesar disso, ele teria sido encontrado a 40 quilômetros de Nagoya, na cidade de Yokkaichi.
O ugandense estava no Japão na disputa de uma seletiva olímpica, mas sem a vaga, foi decidido que deveria deixar o país nesta terça-feira. Antes de abandonar o hotel da delegação de Uganda no final da última semana, o atleta deixou um bilhete no seu quarto, dizendo que queria tentar uma vida no Japão para fugir das dificuldades de seu país natal.