Forte candidata a uma medalha nas Olimpíadas de Tóquio, a gaúcha Tatiana Weston-Webb foi eliminada na noite de domingo (25), no horário brasileiro, no surfe feminino, disputado na praia de Tsurigasaki, cerca de 100 km da capital japonesa. Tatiana foi eliminada pela japonesa Amuro Tsuzuki, que precisou passar pela repescagem para chegar às oitavas de final.
A brasileira até começou na frente na bateria, mas acabou sendo superada pela nipônica, que terminou com nota final de 10.33 contra 9.00. As duas tinham disputado a mesma bateria na fase classificatória. Tatiana terminou em primeiro lugar. A japonesa, por interferir na onda de uma rival, foi punida e contou com apenas uma nota para formar a sua pontuação (a nota final é composta por duas pontuações). Até o fechamento desta matéria, Tsuzuki ainda aguarda a sua adversária nas quartas de final.
O Brasil não conta mais com Tatiana na disputa, mas Silvana Lima está classificada para a próxima fase. Nas oitavas de final, ela venceu a portuguesa Teresa Bonvalot por 12.17 a 7.50. Ela disputará um lugar na semifinal com a americana Carissa Moore. A bateria está programada para as 22h36min (horário de Brasília) de segunda-feira.