A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou, nesta segunda-feira (12), a convocação dos jogadores que vão defender a seleção brasileira masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O time brasileiro já está a caminho da cidade de Ota, no Japão, onde finalizará sua preparação antes da entrada na Vila Olímpica, prevista para o dia 20 de julho. O grupo estava reunido na cidade alemã de Nuremberg, onde a equipe participou de um triangular contra a Alemanha e Egito e acabou sofrendo duas derrotas. Após estas partidas, o técnico Marcus Tatá anunciou o corte do ponta esquerda Cléber Andrade.
Dos 15 convocados, apenas cinco já participaram dos Jogos. Zé Guilherme Toledo,Thiagus Petrus, Haniel Langaro, Fabio Chiuffa e João Pedro Silva estiveram presentes nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.
Em Tóquio, o Brasil está no Grupo A, que ainda conta com Noruega, França, Alemanha, Espanha e Argentina. Os brasileiros irão estrear no dia 24 de julho, às 9h da manhã no horário japonês e 21h (de Brasília) ainda do dia 23 contra os noruegueses. Esta será a sexta participação da seleção em uma Olimpíada e o melhor resultado aconteceu na última edição, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final.
— O grupo é muito difícil, mas em Olimpíada não tem como escolhermos adversários. São 12 países e não temos muito como fugir. O outro grupo também é muito equilibrado. Acredito que poderemos ter surpresas no nosso. O Brasil vai jogar jogo a jogo, em busca da vitória em todos eles. Não temos como fazer muito planejamento e estratégia. É enfrentar cada adversário em busca da vitória — projeta o treinador brasileiro.
Marcus Tatá também fez uma rápida análise de cada equipe que enfrentará no Japão.
— A Espanha tem um jogo muito técnico e tático, utiliza muita força física. A França possui inúmeros títulos e um handebol muito forte. A Alemanha também joga com muita força e tem uma tradição que ajuda dentro de quadra. A Noruega possui o estilo nórdico, com defesa segura e uma excelente transição. A Argentina será um clássico — avalia.
Confira os convocadas para Tóquio:
Goleiros: Rangel da Rosa (CB Ciudad de Logroño-ESP) e Leonardo Terçariol (Club Balonmano Benidorm-ESP)
Armadores direitos: Gustavo Rodrigues (Pontault-Combault-FRA) e Zé Guilherme Toledo (CS Minaur Baia Mare-ROM)
Armadores esquerdos: Leonardo Dutra (Orlen Wisla Plock-POL), Thiagus Petrus (FC Barcelona-ESP), Thiago Ponciano (Club Balonmano Ciudad-ESP) e Haniel Langaro (FC Barcelona-ESP)
Pontas-direitas: Fabio Chiuffa (HC Dobrogea Sud-ROM) e Rudolph Hackbarth (CB Ciudad de Logroño-ESP)
Pontas-esquerdas: Felipe Borges (US Créteil Handball-FRA) e Guilherme Torriani (Handebol Taubaté-SP)
Central: João Pedro Silva (Club Balonmano Puente-ESP)
Pivôs: Rogério Moraes (Telekom Veszprem HC) e Vinicius Teixeira (Handebol Taubaté-SP)
Veja os jogos do Brasil em Tóquio:
23/07 - 21h - Noruega
25/07 - 21h - França
28/07 - 7h30 -Espanha
29/07 - 21h - Argentina
01/08 - 7h30 - Alemanha
* horários de Brasília