A seleção brasileira feminina de handebol disputou nesta segunda-feira (12) seu último amistoso antes dos Jogos Olímpicos e apesar da boa atuação acabou sendo derrotada pela Hungria, por 24 a 23, na cidade húngara de Siófok.
O confronto serviu para mostrar uma equipe muito mais segura e coesa em quadra na avaliação do técnico espanhol Jorge Dueñas, que acredita que conseguiu dar uma nova dinâmica à equipe, se comparado ao amistoso contra as mesmas adversárias, na última sexta, e que só não saiu com a vitória por pequenos detalhes. Agora, o time segue para Ota, no Japão, onde permanecerá treinando até a entrada na Vila Olímpica, marcada para o dia 20 de julho.
A equipe do Brasil dominou praticamente todo o primeiro tempo da partida. Muito forte no sistema defensivo, anulando as principais jogadas adversárias, as brasileiras não deram espaço para infiltrações e muito menos jogadas com pontas e pivô. Além disso, a goleira Renata Arruda fez pelo menos oito defesas difíceis e se tornou um dos principais destaques da etapa inicial. Na frente, a velocidade aliada à boa visão de jogo de Bruna, Ana Paula e Duda facilitaram as jogadas, abrindo espaço no paredão da defesa húngara.
O time brasileiro chegou a abrir cinco gols de diferença, com 12 a 7, mas nos dez minutos finais a Hungria cresceu na partida e diminuiu o ímpeto das rivais, que começaram a encontrar mais dificuldades para ampliar o placar e se segurar atrás. Porém, nada que impedisse a vantagem de 14 a 13 após os 30 minutos iniciais.
No segundo tempo, o Brasil se manteve no mesmo nível, mas encontrou um adversário mais organizado em quadra em relação à segunda etapa, principalmente defensivamente, o que dificultou bastante a vida das brasileiras. O ataque húngaro também voltou a mostrar a agressividade que apresentou no amistoso anterior em que elas venceram por 34 a 31.
O resultado foi uma partida extremamente equilibrada e uma seleção brasileira atuando em alto nível durante todo o tempo. No final, a Hungria terminou conseguindo a virada e fechando o placar em 24 a 23. Com cinco gols cada uma, as brasileiras Bruna e Adriana foram as artilheiras da partida. Pela Hungria, Nadine Schatzl marcou quatro vezes.
Brasil e Hungria disputarão os Jogos de Tóquio. As duas seleções estão no Grupo B, que ainda conta com Espanha, Rússia, Suécia e França. As brasileiras irão estrear no dia 25 de julho, às 23h (de Brasília) contra as russas, enquanto as húngaras jogarão no mesmo dia diante das francesas. Já no dia 27, as duas equipes voltarão a se encontrar.