Principal nome do atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Alison dos Santos se classificou sem dificuldades nesta sexta-feira (30) para as semifinais dos 400m com barreiras. Candidato a pódio, o paulista de 21 anos disse que vai se inspirar na skatista Rayssa Leal, de apenas 13 anos, medalha de prata no skate street feminino.
— Com certeza, vou me inspirar na Rayssa. O que ela fez foi histórico, foi muito lindo. O que achei mais bonito foi a leveza com que ela levou aquilo. Ela veio para se divertir e levou a prata — disse Alison dos Santos, em entrevista a GZH.
Inicialmente apontado como uma promessa para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, o atleta surpreendeu ao bater vários recordes nacionais e sul-americanos e ao superar as próprias marcas pessoais de forma recorrente. Essa performance lhe deu o rótulo de principal nome do atletismo brasileiro em Tóquio.
— Foi uma conquista muito grande e que não esperávamos ter agora. Esperávamos chegar nesses objetivos um dia, mas não achávamos que seria tão rápido. Estavam me apelidando de Alisson PB (sigla em inglês para "personal best", algo como "melhor marca pessoal"). Fizeram memes sobre eu quebrar recordes. Isso me deixa feliz — declarou.
Diante do bom momento, Alisson não esconde a confiança em subir no pódio em Tóquio.
— De 22 provas que eu corri fora do Brasil, em 21 eu fiquei entre os três primeiros. Isso me dá confiança para brigar de igual para igual com os outros atletas que estão aqui — acrescentou.
Na fase classificatória, o atleta completou a primeira série dos 400m com barreiras em 48s42s, ficando em segundo lugar e avançando de forma tranquila para a semifinal.
— Estou muito feliz pela prova. Consegui fazer um bom resultado com uma corrida tranquila e controlada. O foco era passar bem para semifinal. Não tinham tantos outros atletas fortes na minha série, então não tinha por que se desgastar. Estamos bem otimistas e confiantes para chegar à final com grandes chances de medalha — finalizou.
A semifinal dos 400m com barreira está marcada para o domingo, às 9h (horário de Brasília). Já a final será na terça, à 0h10min.