Em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, o carioca de 23 anos Lucas Verthein não conseguiu se classificar para as finais do skiff simples masculino. Na noite dessa quarta-feira (28) — manhã de quinta, no Japão — ele concluiu a primeira bateria das semifinais na 5ª colocação, com o tempo de 7min02seg87. Lucas, que foi o único representante do Brasil no remo nesta edição, precisava ficar entre os três primeiros colocados da bateria para avançar à final da modalidade. Agora, o atleta vai disputar a final B, que define de sétimo a 12º lugar, na quinta-feira às 21h15min pelo horário de Brasília.
A competição foi na Sea Forest Waterway, na Baía de Tóquio. Avançaram para as finais o Norueguês Kjetil Borch, que completou a prova de 2 mil metros em 6min42seg92, o croata Damir Martin (6min45seg27) e o atleta da Lituânia, Mindaugas Griskonis (6min45seg90). Também garantiram vaga na final os três melhores tempos da segunda bateria da semifinal do skiff simples: da Grécia, StefanosNtouskos (6min41seg61), da Dinamarca, Sverri Nielsen (6min44seg00) e do Comitê Olímpico Russo, AlexanderVyazovkin (6min44seg56).
Apesar de estar fora da disputa por medalha, o desempenho de Lucas em Tóquio já é o melhor da história do Brasil no remo single skiff. Em seu histórico de competições, o carioca tem um bronze do mundial júnior disputado em 2016, na Holanda e um bronze dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.