Único representante do Brasil no remo nas Olimpíadas de Tóquio, Lucas Verthein avançou às semifinais na categoria single skiff. Em prova disputada na madrugada deste domingo (25), o brasileiro terminou a sua bateria na segunda colocação e, no geral, ficou em quinto.
Para se garantir entre os 12 melhores, Lucas Verthein fechou a prova em 7min14s26, apenas 1s51 atrás do alemão Oliver Zeidler, que venceu a quarta e última bateria das quartas de final. O single skiff, ou single scull, é um barco desenhado somente para uma pessoa, que usa dois remos para mover a embarcação. A semifinal está marcada para a noite de quarta-feira (horário de Brasília).
— Difícil expressar com palavras a gratidão por este apoio. Sempre sonhei disputar uma Olimpíada, mas nunca imaginei receber tanto carinho. Vamos juntos até o fim — celebrou o atleta, que atingiu o melhor resultado da história do Brasil nessa prova.
Aos 23 anos, Lucas é o único representante do Brasil no remo nas Olimpíadas. O carioca conquistou no mundial júnior disputado em 2016, na Holanda, uma medalha de bronze, a única obtida até hoje por um atleta latino-americano. No Pan de Lima, em 2019, também trouxe um bronze para o Brasil.