O Brasil terá dois representantes na semifinal da canoagem slalom nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No feminino, Ana Sátila confirmou a vaga na categoria canoa. Já no masculino, Pepê Gonçalves está classificado na categoria caiaque. Os dois atletas não chegam a ser favoritos, mas se consideram candidatos à conquista de uma medalha.
— Na minha primeira descida, eu não estava feliz porque não consegui deixar minha qualidade na água. Já na minha segunda, eu saí muito feliz, porque consegui concentrar. Além de me classificar, foi um bom treino para as etapas duras que virão. Tenho o diferencial de que sob pressão eu consigo crescer — disse o paulista Pepê, que foi finalista nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.
A canoagem slalom é disputada em um rio artificial com corredeiras, onde os canoístas precisam contornar obstáculos. Ao contrário da canoagem de velocidade, onde Isaquias Queiroz conquistou três medalhas na última Olimpíada, nesta modalidade o Brasil nunca subiu ao pódio.
— São os últimos dois dias e só quero dar o meu melhor. Quero chegar muito bem e remar com amor e paixão. Tive vários erros na primeira descida, alguns toques que custaram alguns pontos. O objetivo é remar bem o tempo todo, então consegui me focar muito bem para a segunda descida. Estou muito orgulhosa e, para amanhã, é continuar fazendo o que tenho feito e colocar o meu foco 100% nestas últimas duas descidas — disse a mineira Ana Sátila.
As semifinais do slalom feminino ocorrem nesta quinta (29), às 2h (horário de Brasília), com as finais ocorrendo logo depois. Já a fase decisiva do masculino ocorre na sexta, também às 2h.