O campeonato olímpico de golfe começou nesta quarta-feira (28) com uma surpresa. O austríaco Sepp Straka, que não figura nem entre os 50 primeiros do ranking mundial, terminou a primeira rodada na liderança, concluindo o campo com oito tacadas abaixo do estipulado. Favoritos ao ouro, os golfistas dos Estados Unidos Patrick Reed (12 do mundo), Xander Schauffele (5 do mundo) e Collin Morikawa (3 do mundo) terminaram respectivamente na 7ª, 11ª e 21ª colocação.
A rodada inaugural chegou a ser interrompida por causa das condições climáticas. A organização divulgou que havia uma chuva de relâmpagos no Kasumigaseki Contry Club, em Seitama, onde está sendo realizada a competição. A segunda rodada está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, a partir das 19h30min, pelo horário de Brasília.
O golfe olímpico é disputado na modalidade stroke, em que os atletas precisam fazer um percurso de 18 buracos por rodada, sendo disputadas quatro rodadas. A pontuação é computada conforme a quantidade de tacadas que o atleta realiza para levar a bolinha do ponto de largada (chamado de tee) até o buraco. Quanto menos braçadas, maior a quantidade de pontos.
Cada buraco tem um número de tacadas considerado adequado para ser alcançado, geralmente entre três e cinco. Caso o golfista conclua o percurso nesta quantidade de tacadas estabelecidas, pontua com um "par". Chegar ao buraco com uma tacada a menos é um birdie, duas a menos um eagle e menos ainda um better. Caso exceda em uma tacada, é marcado um bogeys, duas a mais é um double bogeys e a partir de três é um worse.
Não foram a Tóquio o atual número 1 do mundo, Jon Rahm, da Espanha, e o atual campeão olímpico Justin Rose, da Grã-Bretanha. Não há golfistas brasileiros na competição.