A atleta de 33 anos Flora Duffy, das Bermudas, foi a vencedora do triatlo feminino e conquistou a primeira medalha de ouro da história do país nos Jogos Olímpicos. A final ocorreu no início da noite segunda-feira (26), manhã em Tóquio, no parque marinho Odaiba, na capital japonesa.
Flora, que venceu por duas vezes o campeonato mundial de triatlo, cruzou a linha de chegada quando o cronômetro marcava 1h55min36. A medalha de prata ficou com Georgia Taylor-Brown, do Reino Unido, e o bronze foi para os Estados Unidos, com a triatleta Katie Zaferes.
Duas brasileiras participaram da prova. Vittoria Lopes, atleta do Ceará, terminou na 28ª posição, com o tempo de 2h03min09. Ela esteve no pelotão da frente por mais da metade da prova. Mas na parte final do ciclismo (segunda etapa do triatlo) começou a ficar para trás. Já a paulista Luisa Baptista foi a 32ªcolocada, completando a prova após 2h05min32.
— Me senti super bem na natação, mas na bike, na quinta volta, não consegui ficar com as meninas, meus batimentos subiram, ainda estava sentindo o ritmo alucinante da frente e não consegui fazer a corrida que queria. Eu esperava que fosse duro mas não tão duro, especialmente a bike mas tô feliz de ser olímpica agora — disse Vittoria.