Os 63 australianos que foram a Tóquio competir nas provas de atletismo foram colocados em isolamento após, nesta quinta-feira (29), um atleta dos Estados Unidos testar positivo para o coronavírus, afirma o portal neozelandes News.Hub. Sam Kendricks, que iria competir no salto com vara, sendo o principal favorito ao ouro, foi diagnosticado com a doença e está fora das Olimpíadas.
A decisão de isolar os australianos se deu por conta de treinamentos ao longo da semana. Kendricks teria treinado próximo aos saltador australiano Kurtis Marschall, que passou a ser considerado um contato próximo. Os atletas da Austrália foram colocados em lockdown por precaução, serão testados e passarão por outros procedimentos conforme os protocolos estabelecidos pelo comitê olímpico daquele país.
Até o momento da publicação desta reportagem, há pouca informação sobre o impacto do teste positivo de Kendricks, tanto no time dos Estados Unidos de atletismo, quanto nas demais delegações. As provas classificatórias do atletismo estão marcadas para se iniciarem nesta sexta-feira (30).
No Twitter, o Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos lamentou o episódio. "Estamos tristes em confirmar que Sam Kendricks testou positivo para covid-19 e não vai competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em alinhamento com as regras locais e protocolos, ele foi transferido para um hotel para ser colocado em isolamento e está recebendo suporte da USATF (Federação de Atletismo dos EUA) e do USOPC (Comitê Olímpico dos EUA). Sam é um membro do Time EUA incrível e de sucesso e sua presença fará falta. Por respeito à sua privacidade, não podemos fornecer mais informações no momento", diz o comunicado.
Além de Kendricks, mais dois atletas, que não tiveram seus nomes revelados, testaram positivo para a doença segundo boletim divulgado pela organização dos Jogos. Também foram confirmados mais 21 casos em pessoas envolvidas com as atividades das Olimpíadas. Desde que as delegações começaram a chegar ao Japão, em 1º de julho, já foram diagnosticados 200 casos da doença.