Bicampeão mundial do salto com vara, o Sam Kendricks, atleta dos Estados Unidos está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O americano testou positivo para a covid-19 e não poderá disputar a prova da modalidade. A confirmação da ausência de Kendricks veio através de nota oficial Comitê Olímpico dos Estados Unidos, informando que ele está cumprindo os protocolos de segurança.
"A saúde e segurança dos nossos atletas, técnicos e estafe é nossa prioridade máxima. Estamos tristes em confirmar que Sam kendricks testou positivo para Covid-19 e não vai competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em alinhamento com as regras locais e protocolos, ele foi transferido para um hotel para ser colocado em isolamento e está recebendo suporte da USATF (Federação de Atletismo dos EUA) e do USOPC (Comitê Olímpico dos EUA). Sam é um membro do Time EUA incrível e de sucesso e sua presença fará falta. Por respeito à sua privacidade, não podemos fornecer mais informações no momento", diz a nota.
Kendricks foi bronze na Rio-2016 e era um dos favoritos ao ouro nesta edição, com a queda de rendimento da grande lenda da modalidade o francês Renaud Lavillenie (prata na Rio-2016). Ele seria um dos principais rivais do brasileiro Thiago Braz, atual campeão do salto com vara e detentor do recorde olímpico.
Apesar de ter credenciais para brigar pelo ouro, Thiago fez um ciclo com resultados inconsistentes e abaixo do esperado nos cinco anos que separaram os jogos do Rio dos de Tóquio. Ele corre por fora até mesmo para disputar pódio nesta edição. Outro brasileiro que irá competir na modalidade é o paulista Augusto Dutra, atual medalhista de prata dos Jogos Pan-Americanos.
As classificatórias do salto com vara serão disputadas no sábado (31), às 21h40min (pelo horário de Brasília).