O Brasil não conseguiu avançar para a disputa do bronze no judô por equipes nas Olimpíadas. Depois de ter sido eliminado da disputa pelo ouro pela Holanda, o time brasileiro foi derrotado também na repescagem para a seleção de Israel por 4 a 2.
Na primeira luta, no peso até 73 quilos, Eduardo Barbosa perdeu para Tohar Butbul no golden score por punições. A segunda luta teve a gaúcha Maria Portela. Ela venceu Gili Sharir no peso até 70 quilos. Depois, Israel voltou a ficar na frente com a vitória de Li Kochman sobre Eduardo Santos nos 90 quilos.
Mayra Aguiar, mesmo acima do seu peso original, derrotou Raz Hershko na categoria acima de 70 quilos e igualou o confronto novamente.
Depois, os israelenses venceram as duas lutas finais: Peter Paltchik venceu Rafael Buzacarini no peso acima de 90 quilos, e Timna Nelson Levy passou por Larissa Pimenta até 57 quilos.
— É difícil falar porque eu estou com um sentimento amargo, eu odeio perder, isso me consome. Temos um time muito bom, todo mundo deu a alma. Mas o gosto da derrota é muito ruim. Voltar para casa, ver o que está dando errado e trabalhar. Acredito em todo mundo que está ali — afirmou Mayra Aguiar, que venceu suas duas lutas no torneio por equipes, em entrevista à Rádio Gaúcha, logo depois das lutas.
— Eu me preparei tão bem, tinha certeza que eu sairia daqui medalhista. Tem coisas que infelizmente nós não controlamos, mas eu tenho certeza que eu dei sempre o meu melhor. Vai ver não é pra ser, meu propósito é diferente da medalha, mas eu me entreguei 100% por este sonho. Nada de falar de aposentadoria, tem mais três anos. Preciso descansar, porque foi um ano muito atípico, prolongou um ano a mais, um ano a mais de treino é muita coisa. Infelizmente, saio com esse gosto amargo, queria ter a sensação real de como é ser medalhista. Mas eu tenho muito orgulho de tudo o que eu construí, dos valores que eu sigo — destacou Maria Portela, que perdeu no duelo contra a Holanda, mas venceu e pontuou contra Israel.
Com a vitória, Israel disputará o bronze contra o time do Comitê Olímpico Russo, que perdeu por 4 a 0 para o Japão na semifinal.