O último teste da seleção olímpica antes da Olimpíada acabou com vitória do Brasil. A equipe comandada por André Jardine venceu por 3 a 0 o sub-21 da Sérvia, no Estádio Rajko Mitic, em Belgrado. Os gols foram marcados por Guilherme Arana, ainda no primeiro tempo, e Pedro, que fez duas vezes no segundo tempo — encerrando a preparação para a Olimpíada, 45 dias antes do início das competições.
Jardine fará o anúncio da lista final de convocados no dia 17 de junho, na quinta-feira da semana que vem. Ele só poderá chamar 18 atletas, que também dependem da liberação dos clubes. Até três nomes com idade acima de 24 anos podem ser relacionados.
O Brasil está no Grupo D do torneio masculino de futebol na Olimpíada, junto de Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita. A estreia será no dia 22 de julho, contra os alemães.
Na partida desta terça-feira, na Sérvia, o treinador optou por fazer três mudanças no time em relação à derrota para a equipe principal de Cabo Verde no último sábado, quando perdeu por 2 a 1. Saíram o goleiro Cleiton e os atacantes Antony e Rodrygo. Entram Brenno, do Grêmio, no gol, Gabriel Martinelli e Malcolm.
Assim como contra os africanos, a seleção começou criando muitas oportunidades, principalmente nos pés de Claudinho e Pedro. Antes do placar ser aberto, o atacante do Flamengo teve duas oportunidades de marcar, mas acabou parando na trave e nas mãos do goleiro Gordic.
A equipe brasileira saiu na frente aos 33 minutos, quando Gabriel Menino chegou ao fundo e cruzou na área para Guilherme Arana, sem pulo, bater de canhota e vencer o arqueiro adversário. Pedro ainda teve a chance de ampliar no final da etapa inicial, mas parou, mais uma vez, no travessão da Sérvia.
Para o segundo tempo, Jardine voltou com apenas uma troca. Guga, lateral do Atlético-MG, entrou no lugar de Gabriel Menino, do Palmeiras. Foi pelo lado do jogador do time mineiro que a Sérvia quase empatou a partida depois de uma cobrança de lateral.
O jogo perdeu intensidade e, aos 20 minutos da etapa complementar, o treinador fez mais duas trocas. Matheus Henrique, do Grêmio, e Liziero, do São Paulo, entraram nas vagas de Bruno Guimarães, do Lyon, e Gerson, do Flamengo.
O Brasil quase ampliou. Malcom achou Claudinho, que passou de letra para Martinelli, mas o chute cruzado passou ao lado do gol de Gordic. O lance foi a última ação dos jogadores do Bragantino e do Arsenal. O camisa 10 deu lugar a Rodrygo e Anthony entrou na ponta direita.
Em dois minutos, o atacante do Flamengo se tornou o nome da partida. Aos 29 minutos, em uma jogada rápida pelo lado esquerdo, Malcom achou Pedro, que limpou o marcador e deslocou o goleiro. Aos 31, Matheus Henrique acionou Arana, que cruzou para o camisa 9 brasileiro só ter o trabalho de empurrar para a rede.
Sem correr riscos defensivos e sem ver o goleiro Brenno ameaçado em praticamente todo o jogo, o Brasil seguiu no ataque e Jardine continuou testando os atletas, pensando na convocação do próximo dia 17. Reinier entrou no lugar de Malcom, mas pouco conseguiu fazer e o placar permaneceu em 3 a 0.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 0 SÉRVIA
BRASIL - Brenno; Gabriel Menino (Guga), Nino, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Gerson (Matheus Henrique), Bruno Guimarães (Liziero) e Claudinho (Rodrygo); Malcom (Reinier), Gabriel Martinelli (Anthony) e Pedro. Técnico: André Jardine.
SÉRVIA - Gordić; Bjeković, Daničić, Marjanović e Mitrović; Tetek Topić Vidosavljević (Djerlek) e Milosavljević (Neskovic); Pavlović (Zukic) e Ilić (Stulic). Técnico: Zvonko Zivkovic.
GOLS - Guilherme Arana aos 33 minutos do primeiro tempo. Pedro, aos 29 e aos 31 da etapa final.
CARTÕES AMARELOS - Pedro; Tetek e Pavlovic
LOCAL - Estádio Rajko Mitic, em Belgrado.