A realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 está cada vez mais difícil. Até o momento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o comitê organizador ainda mantém a posição de realizar o megaevento esportivo. Porém, as pressões de comitês olímpicos nacionais e de atletas é cada vez maior. E todos tem um mesmo argumento: a pandemia de coronavírus.
Brasil, Espanha, Esolvênia e Canadá já afirmaram que são favoráveis a um adiamento para o mesmo período, 24 de julho a 9 de agosto, mas em 2021. Nesta segunda-feira (23), a Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Deportos Aquáticos (CBDA), presidida pela saltadora Tammy Galera, publicou carta respaldando o pedido do COB, divulgado no último final de semana.
No domingo, o COI realizou uma reunião de seu comitê executivo e anunciou que um estudo detalhado para estipular ou não uma nova data para a realização dos Jogos será feito. O prazo para uma definição é de até quatro semanas. Nesta segunda, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, admitiu que o adiamento pode se tornar "inevitável".
Confira a íntegra da carta dos atletas brasileiros:
Com a situação atual do notório agravamento da pandemia da covid-19, que já infectou 250 mil pessoas em todo o mundo, e que nós, atletas, nos encontramos em dificuldade de manter nosso melhor nível competitivo pela necessidade de paralisação dos treinos e competições em escala global, nos encontramos a favor do adiamento das Olimpíadas de Tóquio para um momento mais oportuno, onde a situação já esteja controlada e sem riscos, onde a prioridade é a saúde o bem-estar dos atletas.
A Comissão de Atletas está de acordo com as entidades do COB e da CBDA e ressalta que a sugestão de adiamento em nada altera a confiação dos atletas no Comitê Olímpico Internacional (COI) de que a melhor solução para o Olimpismo será tomada.
Atenciosamente,
Tammy Galera Takagi
Presidente da Comissão de Atletas da CBDA
Carlos Rosa (Maratona Aquática)
Jessica Noutel (Nado Artístico)
Rudá Franco (Polo Aquático)
Guilherme Guido (Natação)
Allan do Carmo (Maratona Aquática)
Maria Eduarda Micucci (Nado Artístico)
Hugo Parisi (Saltos Ornamentais)
Andrey Conceição (Polo Aquático)
Fabio Santi (Natação)
João de Lucca (Natação)
Larissa Oliveira (Natação)
Giovana Diamante (Natação)
Felipe Lima (Natação)
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus