Cerca de 70% dos 300 atletas que participaram de uma teleconferência realizada pelo Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), na noite de sábado (21), apoiam o adiamento dos Jogos de Tóquio 2020. A informação é do jornal USA Today.
A reunião virtual foi realizada depois que as federações de natação e a de atletismo, as duas com mais atletas olímpicos do país, se posicionaram contra a realização dos Jogos por causa da pandemia de coronavírus. Após duas horas de conversa, os atletas e membros do Conselho Consultivo de Atletas presentes responderam a três perguntas:
- Você apoia o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020?
- Você apoia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, conforme está programado?
- Quando o COI deve definir se mantém, adia ou cancela os Jogos?
De acordo com o USA Today os resultados foram estes:
70% disseram apoiar um adiamento, com 23% afirmando que isso dependeria das consequências.
40% disseram não apoiar a realização dos Jogos, conforme previsto, com outros 34% dizendo que era difícil responder e que precisavam de mais informações.
Quanto a quando uma decisão deve ser tomada nos Jogos, 34% disseram que assim que o COI tiver informações suficientes deve definir pela realização ou não, enquanto 18% disseram que queriam uma decisão agora. Outros 23% disseram que gostariam de uma definição até 15 de abril.
A manifestação dos atletas norte-americanos colocará o Comitê Olímpico Internacional (COI) em uma posição delicada. Durante a última semana, os Estados Unidos já fecharam os centros de treinamento de Colorado Springs e Lake Placid.
O COI tem resistido à ideia de adiar ou cancelar o evento. Porém, atletas, federações esportivas e comitês olímpicos nacionais, como o do Brasil, já se manifestaram para que os Jogos de Tóquio passem para 2021, nas mesmas datas programadas — 24 de julho a 9 de agosto.
Neste domingo, o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, confirmou que as proibições internacionais de viagens aplicadas no país também serão válidas aos atletas olímpicos australianos, lançando grandes dúvidas sobre sua participação no evento.
Uma mudança de datas nos Jogos Olímpicos de Verão também se refletiria nos Jogos Paralímpicos, que estão marcados entre 25 de agosto e 6 de setembro.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus