Um dos grandes destaques do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, o canoísta Isaquias Queiroz está de casa nova. Nesta segunda-feira (4), o Flamengo anunciou a contratação do atleta de 25 anos. O vínculo do baiano com o clube carioca é válido até 2020, com possibilidade de prorrogação até 2024.
Primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em um Campeonato Mundial de Canoagem — bronze na prova olímpica dos 1.000m, em Duisburg, na Alemanha, em 2013 —, Isaquias chega ao clube como principal nome do projeto "Flamengo Náutico", que tem como objetivo trabalhar com atletas de referência em remo e em canoagem, visando a participações em Jogos Panamericanos, Olímpicos e Paraolímpicos.
Detentor de sete medalhas mundiais, quatro delas de ouro, Isaquias ainda tem dois ouros e uma prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. No Rio de Janeiro, ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.
Em Tóquio, o brasileiro não terá como repetir o feito, pois a Federação Internacional de Canoagem retirou as provas de canoa 200m do programa olímpico para inserir duas categorias femininas. Com isso, a prova C-1 200m, na qual ele conquistou o bronze em 2016, não será disputada.
A decisão fará com que o atleta também deixe de competir na modalidade de velocidade em campeonatos mundiais para se focar nas categorias de resistência — C-1 1.000m e C-2 1.000m, as provas nas quais Isaquias conquistou medalha de prata.