O Brasil estreia nesta sexta-feira (11) no Campeonato Mundial masculino de Handebol, que será realizado na Alemanha e na Dinamarca. A competição dará uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e ainda irá classificar mais seis equipes para a disputa dos três torneios pré-olímpicos que serão promovidos pela Federação Internacional. Uma outra oportunidade de classificação olímpica acontecerá nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em julho deste ano.
Na estreia, a equipe brasileira terá pela frente a França, que venceu quatro dos últimos cinco mundiais. Para o técnico Washington Nunes, apesar de estar em um grupo que ainda tem Rússia, Alemanha, Sérvia e a seleção unificada das Coreias, é possível sonhar com uma vaga na segunda fase.
— Nosso objetivo é conquistar a melhor classificação da história. Com a mudança do sistema de competição, somente três seleções passam de fase, e, sinceramente, temos condições de estar entre os três melhores do nosso grupo.
Grande nome do time brasileiro, Thiagus Petrus acredita que a equipe caiu na chave mais forte da competição.
— Nosso objetivo é alcançar a segunda fase e depois vamos ver o caminho. Estamos em um grupo bem difícil, talvez o mais complicado, porém, temos grandes chances de brigar por uma das três vagas na segunda fase.
A partida contra a seleção francesa está marcada para às 17h30min (horário de Brasília) desta sexta, em Berlim. Neste confronto, o Brasil irá estrear seu novo uniforme. A camisa principal, com tom predominante em verde e detalhes em amarelo, foi confeccionada especialmente para a competição.
Esta será a 14ª vez que o Brasil participará do Mundial masculino de Handebol. Até hoje, o melhor desempenho ocorreu nas edições de 1999/2013/2015/2017, quando a seleção chegou às oitavas de final.