Com quatro vitórias em quatro jogos disputados, a seleção brasileira comandada por Jorge Dueñas garantiu não só a vaga para o Mundial de Tóquio 2019 como também o título do Campeonato Sul e Centro Americano de Handebol Feminino.
O torneio disputado em Maceió, capital alagoana, foi marcado por um apoio muito grande da torcida local, que empurrou o Brasil para vitórias por 28 a 9 contra o Uruguai, 39 a 9 contra o Chile e 40 a 17 contra o Paraguai. No último e mais aguardado confronto, a seleção bateu por 24 a 19 a Argentina, que também se classificou para o Mundial.
Apesar das vitórias aparentemente tranquilas nos primeiros confrontos, e o triunfo contra as argentinas, o espanhol Jorge Dueñas, afirmou que a seleção ainda precisa amadurecer e saber equilibrar o psicológico.
— Contra a Argentina, tivemos um início de jogo perfeito, mas, depois que abrimos certa vantagem, vi que as meninas se empolgaram com o calor da torcida e isso nos atrapalhou um pouco — afirma o treinador, ressaltando que esse foi um ótimo teste para o Pan do ano que vem e depois para o Mundial de Tóquio.