Quem quiser acompanhar as disputas da Olimpíada acompanhado de uma cerveja não pagará barato por isso. Dentro das instalações esportivas, conforme o jornal Folha de São Paulo, o único item comercializado da bebida será a lata de 473 ml da Skol, apoiadora oficial do evento. O valor será de R$ 13, assim como na Copa do Mundo.
O preço é bastante superior ao que é pago no mercado, que costuma variar de R$ 3 a R$ 4. Não haverá opção de cerveja sem álcool e o consumidor deve pagar em dinheiro ou com cartões da bandeira Visa.
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Ainda segundo reportagem publicada pela Folha, a lata não poderá ser levada para a arquibancada. O atendente deve transferir o líquido para um copo. Nas arenas do Rio, o espectador receberá um copo colecionável com visual da Olimpíada (na Copa do Mundo, também havia edição especial nos jogos). O item é cumulativo e não existe limite de compra por pessoa.
– A fiscalização (das pessoas, em relação ao consumo) é de responsabilidade do operador do bar. Nós somos a marca apoiadora dos Jogos, mas a operação não é nossa. Assim como fizemos na Copa do Mundo, promovemos um treinamento de conscientização de consumo responsável para todos os operadores de bares de locais onde haverá competição – explicou a gerente de marketing da Skol, Bruna Buás, à Folha.
A Skol disse, ainda, que confeccionou um material com alertas de moderação no consumo e da proibição para menores de 18 anos.
Nas cidades que receberão o futebol (Manaus, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador), não haverá copo temático e a cerveja será depositada num recipiente comum.
Conforme a Folha, das sedes que serão palco do torneio olímpico de futebol, somente São Paulo ainda não tinha liberado a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no estádio. Porém, a prefeitura disse que vai se basear em uma lei federal para a liberação.
O Comitê Rio 2016, junto a outras autoridades de segurança, definiu regras em relação à entrada de bebida e comida nas arenas. O público não poderá adentrar os palcos dos esportes com qualquer tipo de bebida. Quanto aos alimentos, somente os não perecíveis, industrializados, dentro da embalagem original e lacrados.
O espectador, no entanto, pode portar até cinco frascos com 200 ml cada de outros conteúdos, também na embalagem (como desodorante, repelente e protetor solar, por exemplo).
*ZHESPORTES