Palco de tantos jogos de futebol pelo Brasileirão, o Engenhão virou a principal casa da Olimpíada no Brasil. Apresentado na semana passada após passar por alterações necessárias para receber os Jogos, o Estádio Olímpico recebeu o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo no último final de semana e foi testado para o Rio 2016. Os atletas aprovaram a estrutura e elogiaram a nova pista.
_ Dá para ver que o estádio ainda passa por reforma, mas as pistas de competição e aquecimento estão muito boas. Já estive em vários estádios olímpicos e este é tão bom quanto os outros. Ele é menor, e penso que isso vai deixar tudo mais intimista. Acho que vários recordes serão quebrados _ disse o norte-americano Brandon Johnson, bronze nos 800m no evento-teste.
Mas, como observou Johnson, local ainda precisa de ajustes. Falta a areia nas caixas da pista de aquecimento, instalação de assentos e acabamentos em banheiros e vestiário. Segundo o diretor executivo de Esportes do Comitê Organizador, Agberto Guimarães, a Prefeitura do Rio de Janeiro ainda fará ações de manutenção no estádio.
_ Eles vão limpar, tem lugar que vão pintar, vão arrumar as cadeiras que estiverem quebradas, vão terminar os assentos temporários, é trabalho de responsabilidade da prefeitura. Nossa equipe de Desenvolvimento de Instalação Esportiva faz um acompanhamento disso para ter certeza de que tudo que é necessário para os Jogos a gente vai receber.
CUSTO
R$ 52 milhões pagos pela Prefeitura do Rio
ESPORTES
Receberá provas de atletismo e oito jogos de futebol masculino e feminino
AS ADEQUAÇÕES
- Capacidade passou de 45 mil para 60 mil com instalação de arquibancadas temporárias nos setores Norte e Sul
- Troca das pistas de atletismo
- Alteração nos sistemas de distribuição de energia, som e iluminação
- Aumento do número de câmeras de segurança
- Instalação de bebedouros- Construção de banheiros acessíveis
- Pintura e limpeza- Adequações de acessibilidade para público e atletas cadeirante
- Recuperação de paredes e pisos
- Construção da estrutura metálica que abrigará telão de 30mx9m com resultados
- Infraestrutura para passagem de cabos do sistema de cronometragem, energia e transmissão
NOVIDADE
Um teste feito no Ibero-Americano promete acabar com os alfinetes na Olimpíada. Em vez de os papéis com nome e número de identificação dos atletas serem presos ao uniforme, eles foram impressos direto na roupa na hora das provas (veja na foto abaixo). Se for aprovada pela Federação Internacional de Atletismo , a inovação será aplicada em agosto nos Jogos.