Atual bicampeã olímpica, a seleção brasileira de vôlei feminino bateu os Estados Unidos em ambas as decisões. Neste sábado, porém, as norte-americanas deram o troco na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto: derrotaram o time comandado por José Roberto Guimarães por 3 a 0, parciais de 25/22, 25/21 e 28/26.
Dividida entre o Grand Prix - em que também foi derrotada pelos Estados Unidos na final - e o Pan, a seleção não conseguiu mostrar sua força em Toronto. No primeiro set, as norte-americanas mantiveram o domínio e contaram com a atuação inspirada de Nicole Fawcett, melhor pontuadora da partida com 21 pontos, para fechar a parcial em 25/22.
No segundo set, a seleção teve poder de reação e chegou a igualar o jogo após uma grande desvantagem, mas novamente as norte-americanas levaram a melhor na hora decisiva e fecharam em 25/21.
Atrás no placar e sem margem para erro, o Brasil foi para o terceiro set com nova atitude - e mostrou isso em quase toda parcial. A seleção chegou a abrir 20 a 12 e parecia próxima de levar o jogo para o quarto set. Pouco a pouco, porém, as rivais buscaram o empate e conseguiram, após dois erros seguidos de Jaqueline, virar o jogo e garantir a medalha de ouro: 28/26 e 3 sets a 0, em 1h39min de partida.
Além de Estados Unidos e Brasil, também foi ao pódio a seleção da República Dominicana, que derrotou Porto Rico na disputa pelo bronze.
*ZHESPORTES