Anfitrião que se preza tem de competir em todos os esportes em uma Olimpíada em casa, certo? Não no nosso caso. Das 42 modalidades olímpicas, o Brasil terá representantes em, pelo menos, 36 delas. Isso porque, ao contrário da Copa do Mundo, ser o país-sede de uma Olimpíada não garante classificação automática para todos os esportes. Cada federação internacional é autônoma para determinar se concede uma vaga ao país-sede ou não. Dos seis esportes em que não ganhamos "convite", corremos sério risco de ficar de fora da disputa em apenas um deles: o hóquei sobre a grama.
A modalidade não é especialidade dos brasileiros. Nunca classificamos para uma Olimpíada. E a situação para 2016 não é diferente. A seleção feminina de hóquei sobre a grama já não tem mais chances de representar o país nos Jogos, e a masculina precisa ficar pelo menos em 6º lugar no Pan de Toronto, tarefa quase impossível já que são oito seleções na disputa e o retrospecto não ajuda.
ESPORTES EM QUE O BRASIL NÃO GANHA VAGA
Hóquei sobre a grama: seleção feminina já está fora. A masculina precisa ficar pelo menos em sexto no Pan de Toronto, que ocorre em julho deste ano, para se classificar.
Atletismo: atletas precisam atingir índice olímpico por prova determinado pela Confederação Internacional entre 1º de maio de 2015 até 11 de julho de 2016.
Basquete: a Federação Internacional de Basquete decidirá até junho se, mesmo com uma dívida, o Brasil terá vaga garantida. Ao contrário, terá que ficar entre os dois primeiros no pré-olímpico das Américas.
Ciclismo de pista: classificação baseada no ranking olímpico que reunirá os resultados das temporadas 2014/15 e 2015/16 e será divulgado no dia 29 de fevereiro de 2016. Flávio Cipriano, Dieferson Borges e Kacio Freitas são esperanças.
Natação: atletas precisam atingir índice olímpico por prova determinado pela Confederação Internacional entre 1º de março de 2015 e 3 de julho de 2016. Cesar Cielo certamente estará entre os nadadores brasileiros classificados.
Tênis: no torneios de simples, os 56 primeiros do ranking mundial se classificam. No torneio de duplas, os 10 melhores do ranking garantem a vaga. Marcelo Melo, terceiro no ranking de duplas, tem presença confirmada na categoria.
Pela primeira vez na história
Por outro lado, com a vaga para o país-sede, o Brasil terá a oportunidade de estrear em algumas modalidades da Olimpíada. É o caso do badminton e da ginástica de trampolim, esportes em que o país nunca conseguiu uma classificação na história dos Jogos Olímpicos, e do golfe e do rúgbi, que voltaram ao programa olímpico para 2016.
No rúgbi, os jogadores serão convocados pela Confederação Brasileira. Nos outros, os representantes serão os brasileiros mais bem colocados no ranking de cada uma das modalidades.
FIQUE ATENTO
Termina no dia 30 de abril o cadastro para o sorteio de ingressos. Nesta fase, o torcedor já pode escolher data, horário e fase das modalidades que quer acompanhar. Corre! Acesse o Portal de Ingressos rio2016.com/ingressos e garanta seu lugar.
Tapete gaúcho no golfe
Se o RS terá algum atleta nos jogos ainda não se sabe, mas um representante gaúcho já está em solo carioca. Isso porque o gramado do campo de golfe olímpico, que está sendo construído na Barra da Tijuca, foi executado pela empresa Green Grass, com sede em Santo Antônio da Patrulha. Foram mais de 400 mil m² de grama instalados, de maio a dezembro de 2014, nos mais de 50 hectares do campo, maior área física dos Jogos. A empresa gaúcha também foi a responsável pela instalação da grama no Beira-Rio e a troca do gramado da Arena.
COM QUE ROUPA EU VOU?
Foto: Divulgação, COB
A delegação brasileira já tem roupa nova para se apresentar nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho deste ano. Os uniformes desenhados pelas estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani foram apresentados na São Paulo Fashion Week. Segundo o COB, "os uniformes procuram transmitir brasilidade, alegria e elegância, aliando o traje formal à personalidade tropical do brasileiro".
Da esquerda para a direita: Giba (vôlei), Lara Teixeira (nado sincronizado), Poliana Okimoto (maratona aquática), Leandro Guilheiro (judô), e Fabiana (vôlei) foram os modelos.
*ZHESPORTES