Com o fim da temporada regular, os classificados para os playoffs foram definidos. Entre eles, alguns surpreenderam pela mudança de patamar de um ano para outro. Bom resultado dentro de campo e mentalidade vencedora, por exemplo, ajudam a explicar a melhoria dessas franquias.
Minnesota Vikings
A temporada dos Vikings parecia condenada com a lesão do quarterback novato J.J. McCarthy. Contudo, o até então esquecido Sam Darnold reapareceu na NFL. Ele fez a melhor temporada da sua carreira e ajudou Minnesota a chegar aos playoffs, quase com a primeira campanha geral da Conferência Nacional (NFC).
Além do quarterback, o ataque contou com mais um ano acima da média de Justin Jefferson, uma linha ofensiva sólida e uma defesa que soube se reinventar. Nos playoffs, os Vikings prometem incomodar e seguir surpreendendo.
Los Angeles Chargers
A mudança de treinador trouxe um resultado positivo para os Chargers. Jim Harbaugh assumiu como head coach e mudou a mentalidade do lado derrotado de Los Angeles. A vaga nos playoffs veio com boas atuações defensivas e com o quarterback Justin Herbert retomando os momentos de brilho.
Ainda faltam peças para o time ser competitivo a ponto de chegar ao Super Bowl. Porém, para uma primeira temporada, Harbaugh mostrou que o futuro é promissor para os Chargers.
Washington Commanders
"O draft muda o futuro das franquias". É uma frase dita por muitas pessoas envolvidas com esportes americanos e, na maioria das vezes, elas têm razão. Os Commanders usaram a segunda escolha para selecionar o quarterback Jayden Daniels. Ele chegou e não sentiu a pressão de jogar em uma equipe que não demonstrava força há anos.
O novato deve ser premiado como o melhor da temporada entre os calouros, e nos playoffs ele promete incomodar. É bem verdade que será necessário mais ajuda para Daniels chegar ao Super Bowl nesta temporada. Todavia, ele já mostrou que pode achar soluções em momentos difíceis.
Denver Broncos
O Denver Broncos é outra equipe que apostou em um novo quarterback, e deu resultado. Bo Nix chegou aos Broncos repleto de desconfiança e o início foi complicado. Porém, ele não se abalou e contou com a ajuda do time para chegar aos playoffs.
A defesa foi o ponto mais forte, assim como vinha sendo nos últimos anos. Mas, o ataque encontrou formar de jogar melhor e Nix deu amostras de que pode ser um dos grandes nomes da NFL no futuro.
Los Angeles Rams
As lesões na última temporada tiraram o brilho de um time talentoso como o dos Rams. A franquia começou a disputa como uma das menos prováveis a chegar nos playoffs e acabou como campeã da NFC Oeste.
Matthew Stafford é uma dos grandes quarterbacks da liga e, com seus recebedores saudáveis, os Rams são capazes de competir contra qualquer adversário. A defesa, mesmo sem Aaron Donald, que se aposentou, soube lidar com sua ausência para dar suporte ao ataque.