Ausente das quadras desde o US Open e após um início ruim de partida, Iga Swiatek superou o nervosismo e conseguiu se recuperar a tempo de derrotar Barbora Krejcikova por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/5 e 6/2, em duas horas e 35 minutos de partida disputada neste domingo, em Riad, na Arábia Saudita, na estreia das duas tenistas no WTA Finals.
A improvável vitória manteve viva a expectativa da polonesa em recuperar a liderança do ranking mundial, atualmente nas mãos da bielorrussa Aryna Sabalenka. Mesmo que Swiatek conquiste o bicampeonato do WTA Finals, Sabalenka pode garantir o primeiro lugar se vencer suas duas partidas restantes na fase de grupos.
— Obviamente, nós duas estamos lutando por esta vaga. Estou no torneio. Obviamente, quero jogar meu melhor jogo aqui e vencer este torneio. Vou me concentrar apenas na minha partida e fazer tudo passo a passo —disse Swiatek, que optou por não disputar a temporada asiática a fim de se recuperar de uma fadiga muscular.
O primeiro passo, porém, foi árduo para Swiatek. Aparentemente nervosa, ela sofreu com o ataque de Krejcikova e teve o serviço quebrado logo no início da partida. A tcheca salvou três break points e fechou a primeira parcial em 6/4. Somente quando já perdia por 3 a 0 no segundo set, a polonesa entrou no jogo e protagonizou duas quebras seguidas, empatando por 3 a 3.
E quando Krejcikova sacava para forçar o tiebreak, Swiatek fechou em 7/5. No terceiro set, a vice-líder do ranking passeou em quadra e abriu 5 a 0, fechando o jogo em 6/2.
Na outra partida da chave laranja, em duelo de norte-americanas, Coco Gauff, número 3 do mundo, esbanjou confiança e derrotou Jessica Pegula por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, sem encontrar muita dificuldade, embora tenha perdido quatro dos cinco duelos anteriores diante da compatriota.
Pelo saldo de sets, Gauff lidera o grupo após a primeira rodada, mas na terça-feira, ela fará o confronto direto com Swiatek, enquanto Pegula medirá forças com a atual campeã de Wimbledon, Barbora Krejcikova.