Canoas recebe desde o dia 10 de novembro os Jogos Pan-Americanos de Surdos, com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) sendo sede das competições na região metropolitana de Porto Alegre.
O Rio Grande do Sul tem se tornado um polo dos esportes surdos. Em 2022, Caxias do Sul recebeu a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão. A competição, em Canoas, vai até 17 de novembro e reunirá mais de mil surdoatletas de 18 países, que irão competir em 12 modalidades.
— Os Jogos Pan-Americanos de Surdos são fundamentais, pois oferecem visibilidade e apoio aos surdoatletas de diferentes países. Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para fortalecer os surdoatletas, oferecendo treinamento regular e aprimorando seu desempenho para futuras competições — afirmou Alexandre Dale Couto, presidente do Comitê Organizador do evento.
Canoas considera o evento importante para a cidade. Conforme a secretária de esporte, Leticia Boll Vargas:
— Nosso município tem investido muito no paradesporto, com diversos projetos e ações, um marco para nossa gestão foi a consolidação do Centro de Referência Paralimpico, uma parceria da prefeitura municipal e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
A cerimônia de encerramento ocorrerá no próximo final de semana, a partir do meio-dia, com o local ainda a ser definido.