Campeã olímpica em Paris 2024, a judoca Beatriz Souza foi responsável por acender a pira dos Jogos da Juventude, nesta quarta-feira (13), em João Pessoa. A medalhista de ouro da categoria pesado recebeu a tocha das mãos do medalhista olímpico de bronze, Edival Pontes, o Netinho, do taekwondo, que é natural da capital paraibana. A cerimônia de abertura do evento ocorreu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções da cidade.
Organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos contam com 18 modalidades e vão reunir mais de 4.200 atletas de até 17 anos, de 26 Estados e do Distrito Federal.
— Os Jogos da Juventude simbolizam a realização de sonhos, o começo de trajetórias que podem, sim, levar muitos de vocês aos maiores palcos do esporte mundial. Estamos aqui para celebrar o potencial de mais de 4 mil jovens atletas de todas as partes do Brasil, que têm a chance de mostrar o seu talento e, mais do que isso, mostrar a força do esporte como ferramenta de transformação. Nos próximos dias, vocês não vão apenas competir, mas construir um futuro brilhante, superar limites e fazer amizades — disse o presidente do COB, Paulo Wanderley, no discurso de abertura.
A exemplo do que ocorre nas principais competições multiesportivas, os representantes de todas as delegações desfilaram com suas bandeiras no palco do teatro que fica em um complexo que receberá diversas disputas esportivas nas próximas semanas. Os jovens paraibanos foram os mais aplaudidos.
Outros nomes que estiveram nos últimos Jogos Olímpicos também se farão presentes na Paraíba. Rebeca Andrade, da ginástica artística, Caio Bonfim, da marcha atlética, e Marcus D'Almeida, do tiro com arco, são embaixadores do evento, assim como Beatriz e Netinho.
Em João Pessoa 1.598 medalhas, sendo 499 de ouro, 499 de prata e 600 de bronze serão distribuídas entre as 203 provas das 18 modalidades olímpicas individuais e coletivas. Clique aqui e veja o calendário de provas.