O Ceará continua mostrando que está mais do que vivo na briga pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. No jogo único que movimentou a 35ª rodada neste domingo (3), recebeu e venceu por 2 a 0 o Avaí, na Arena Castelão diante de mais de 40 mil torcedores. Depois de ver o adversário ter um gol anulado no primeiro tempo, o time cearense marcou com Erick Pulga e Lucas Mugni na etapa final.
Com este resultado, o Ceará diminuiu a diferença para os concorrentes diretos na briga pelo G-4 - zona de acesso e impediu que o Santos celebrasse seu retorno à elite nacional neste domingo. Mas terá que torcer por tropeços de Sport e Mirassol, que ainda jogam nesta rodada. A diferença atual é de dois pontos, já que o time cearense, quinto colocado, tem 57 pontos, contra 59 dos rivais. O Avaí deu adeus às chances de acesso e caiu para 11º, com 46.
Com apoio da torcida e precisando de um resultado positivo para continuar na briga pelo acesso, o Ceará começou a partida em cima, fazendo uma blitz na área do Avaí. Mas, aos poucos, o rival foi equilibrando a partida e em um contra-ataque, conseguiu até balançar as redes.
Aos 24 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, Hygor cabeceou no travessão e Rodrigo Santos, debaixo do gol, só empurrou às redes. Mas, o VAR analisou o lance e invalidou o gol, já que o volante estava impedido. Nos minutos finais, o Ceará voltou a ficar em cima, mas o placar terminou mesmo zerado no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Ceará foi implacável e aos 12 minutos conseguiu abrir o placar. Mugni bateu escanteio e a bola veio livre para Erick Pulga, que dominou e finalizou forte, cruzado, sem chances para o goleiro César.
Com isso, os donos da casa cresceram no duelo e logo marcaram o segundo gol. Aos 26, Saulo Mineiro serviu Lucas Mugni, que invadiu área e bateu na saída de César, que nada pôde fazer. A partir daí, o Avaí foi para o abafa e tentou descontar, mas sem sucesso.
Os dois times voltam a campo na próxima semana para a disputa da 36ª rodada da Série B. No sábado, o Avaí recebe o Mirassol, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, às 17h. Já na terça-feira (12), o Ceará encara o Botafogo-SP, fora de casa, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 21h30.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 2 X 0 AVAÍ
CEARÁ - Bruno Ferreira; Rafael Ramos (Raí Ramos), João Pedro, David Ricardo e Eric Melo; Richardson, Lourenço (De Lucca) e Recalde (Lucas Mugni); Aylon, Erick Pulga (Andrey) e Saulo Mineiro (Lucas Rian). Técnico: Léo Condé.
AVAÍ - César Augusto; Marcos Vinícius, Gustavo Vilar, Jonathan Costa e Willian Maranhão; Rodrigo Santos (Rodrigo Santos), Zé Ricardo (Judson) e Giovanni (Andrey/Natanael); Willian Pottker, Gaspar (Vagner Love) e Hygor. Técnico: Enderson Moreira.
GOLS - Erick Pulga, aos 12, e Lucas Mugni, aos 26 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Lourenço e Richardson (Ceará) e Giovanni (Avaí).
ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).