O Brasil voltará a disputar a fase classificatória da Billie Jean King Cup em 2025. A confirmação da vaga veio neste sábado (16), com a vitória nos playoffs, sobre a Argentina, por 3 a 2, em São Paulo.
A série melhor de cinco foi muito equilibrada e ter a número 17 do mundo na equipe fez toda a diferença para o time brasileiro. Bia Haddad Maia venceu suas duas partidas de simples e foi decisiva no jogo de duplas ao lado de Carolina Meligeni. Elas venceram o quinto confronto diante de Jazmin Ortenzi e Julia Riera por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, em 1 hora e 25 minutos de partida.
Com um grande público no Ginásio do Ibirapuera, as brasileiras começaram o jogo quebrando o saque das argentinas e abrindo 2-0. Mas com Riera muita ativa no fundo de quadra, as argentinas devolveram o break no saque de Meligeni. A dupla do Brasil não se abalou e logo depois conseguiu nova quebra e fez 3-1.
Quando o set parecia definido, Carol Meligeni voltou a perder o serviço e as argentinas encostaram em 3-4. Mas Bia assumiu as principais jogadas e com mais um break, o segundo em saque de Ortenzi, a dupla brasileira fez 5-3 e fechou em 6/3 com um ótimo game de saque de Bia Haddad.
A segunda parcial foi mais disputada. As brasileiras conseguiram a primeira quebra em 2-1 no saque de Ortenzi. Mas as argentinas quebraram o saque de Bia e igualaram em 2-2.
Sem dar tempo para as argentinas crescerem em quadra, Bia e Carolina conquistaram duas quebras em 3-2 e 5-2, nos saques de Riera e Ortenzi, respectivamente, e logo depois fecharam a partida com Meligeni sacando.
— Que loucura, que emoção. Não tinha tempo pra sentir muita coisa. O time está unido. Me chamaram, amarrei o tênis e fui para quadra. Muito emocionante, um Brasil e Argentina no Ibirapuera — disse Carol Meligeni, que foi escalada de última hora para substituir Ingrid Martins.
Bia terminou invicta a série contra as argentinas e fez questão de dividir com todo o grupo.
— Primeiro agradecer a todos que ocuparam o sábado para assistir a gente. Confronto muito competitivo desde o começo, com momentos bons, difíceis e assim é o tênis. Somos um time e por mais que eu tenha atuado em dois jogos hoje (sábado), a vitória é de todas — comentou Bia.