A vitória na prova feminina da 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre foi de Vivian Kiplagati, queniana. Ela liderou por quase todos os 42,195km do percurso, que começou na zona sul da Capital, andou pelo Centro Histórico, passou pelo Mercado Público e terminou no mesmo lugar da largada.
Vice-campeã em 2023, quando perdeu para a brasileira Marlei Willers, a corredora do Quênia fez a prova em 2h42min57.
Após a conquista do troféu e dos R$ 60 mil, pagos ao primeiro lugar, Vivian falou sobre a prova.
— Agradeço à organização da Maratona Internacional de Porto Alegre por ter me convidado para voltar para disputar a prova. No ano passado, fiquei na segunda colocação. Dessa vez vim para fazer uma maratona ainda mais forte. Fico feliz com o resultado. Feliz com a torcida que me incentivou na reta final da prova, e agradeço muito por isso — afirmou, completando sobre o ritmo da prova:
— No começo, corri junto com outras atletas. Eu me senti confiante. Vi as minhas companheiras e pensei em aumentar o pace, mas mesmo assim me senti confortável. Pensei "preciso terminar isso" e dei o meu melhor por este objetivo.
Franciane Moura, do Brasil, ficou na segunda posição, seguida por Susy Chemaimak, também do Quênia. A brasileira sentiu a alta temperatura e chegou a desmaiar após cruzar a linha de chegada.