O russo Daniil Medvedev, número 5 do mundo, se classificou para as oitavas de final do US Open ao derrotar neste sábado (31) o italiano Flavio Cobolli (31º) por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-4 e 6-3, em duas horas e 17 minutos na quadra central de Flushing Meadows.
Medvedev, campeão do US Open em 2021, terá agora pela frente o português Nuno Borges (34º) e, em caso de vitória, poderá enfrentar o número 1 do mundo, o italiano Jannik Sinner, nas quartas de final.
Daniil Medvedev e Jannik Sinner, campeão do Aberto da Austrália em janeiro, são os únicos vencedores de Grand Slams que ainda seguem no torneio em Nova York, após as eliminações do sérvio Novak Djokovic e Carlos Alcaraz.
— É preciso ser muito cauteloso, mas se eu jogar bem posso ser campeão; se não, posso perder para qualquer um— disse Medvedev sobre as surpresas na primeira semana em Flushing Meadows.
No jogo deste sábado, o russo teve o serviço quebrado no início do primeiro e do terceiro set por Cobolli, uma das novas promessas do tênis italiano.
Mas, salvo esses percalços, Medvedev dominou a partida com sem temível saque como principal arma, somando um total de nove aces contra dois de Cobolli.
O italiano, que conseguiu grandes resultados nesta temporada, jogou muito bem no terceiro set, que teve longas e vibrantes trocas de bola que agradaram ao público.
— Foi um jogo muito divertido de jogar — resumiu Medvedev, que além do título de 2021 foi finalista do US Open no ano passado.
Já Nuno Borges salvou três match points para avançar às oitavas nos Estados Unidos pela primeira vez na carreira e a segunda vez em um Grand Slam, repetindo o resultado do Australian Open deste ano. Com parciais de 6/7 (5), 6/1, 3/6, 7/6 (6) e 6/0, em jogo que teve três horas e 54 minutos, ele superou o tcheco Jakub Mensik (65º).