Os brasileiros Marcelo Melo e Rafael Matos foram eliminados na segunda rodada da chave de duplas do US Open, pelo holandês Wesley Koolhof e pelo croata Nikola Mektic, que neste sábado (31) fizeram 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 e 6/4, em 2h09min de partida.
Melo e Matos saíram quebrando logo no primeiro game do jogo, abrindo em seguida 2/0. Mas, os adversários devolveram o break no quarto game, deixando tudo igual. E, com mais uma quebra, no sexto game, abriram 4/2, mantiveram a vantagem e venceram o set inicial por 6/3.
O segundo set foi o mais equilibrado. Novamente, o mineiro e o gaúcho quebraram e abriram 2/0. O holandês e o croata devolveram o break na sequência 2/1. Com as duplas mantendo seus serviços, a definição foi para o tie-break. Melo e Matos começaram com tudo, marcaram 5-1, fechando depois em 7-5, para empatar e levar a partida para o terceiro set. Mais uma vez com muito equilíbrio, os adversários conseguiram a quebra no oitavo game, decidindo o jogo com novo 6/3.
— Acho que hoje fizemos um jogo muito equilibrado, que acabou sendo decidido nos detalhes. Foi muito bacana, a quadra lotada, com muitos brasileiros torcendo para nós. Eles souberam aproveitar uma pequena chance que demos no terceiro set. Tentamos o máximo no segundo set, conseguimos ganhar o tie-break. Tivemos 15/40 logo no começo do terceiro, que poderia ter mudado um pouco também. Mas, é uma dupla de alto nível — disse Melo, que fez sua 18ª participação seguida no torneio, em que foi vice-campeão na edição 2018 com o polonês Lukasz Kubot.
Líderes do ranking e vice-campeões em Nova York em 2019, o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos avançaram às oitavas de final da competição com uma vitória por 2 a 0, parciais de 6/3 e 7/6(5) sobre a parceria do austríaco Alexander Erler e do holandês Matwé Middelkoop.
Atuais tricampeões, o americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury seguem firmes na luta pelo tetra. Neste sábado, eles derrotaram o britânico Lloyd Glasspool e o australiano Rinky Hijikata por 6/3 e 7/6 (11). Nas oitavas, eles irão encarar os americanos Nathaniel Lammons e Jack Withrow, que superaram os franceses Jonathan Eysseric e Fabrice Martin por 2 a 1, parciais de 4/6, 7/5 e 7/5.