A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, se classificou para as oitavas de final do US Open pelo quarto ano consecutivo ao derrotar neste sábado (31) a russa Anastasia Pavlyuchenkova 27ª do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, em uma hora e 31 minutos na quadra central de Flushing Meadows.
Grande candidata ao título, a polonesa vai enfrentar por uma vaga nas quartas de final outra jogadora russa, Liudmila Samsonova (16ª), que passou pela americana Ashlyn Krueger por duplo 6/1.
— Não é que o meu tênis seja perfeito. Sou número 1 e já venci este torneio [em 2022], mas tenho que trabalhar em muitas coisas — comentou Swiatek após a classificação.
O duelo com Pavlyuchenkova, vice-campeã de Roland Garros em 2021, esteve sempre sob controle, inclusive depois de uma bola que a russa mandou no corpo de Swiatek no início segundo set e que a número 1 do mundo considerou como uma provocação.
— Eu só queria focar em mim mesma. Sabia que se fizesse as coisas bem, conseguiria. Ela é uma grande jogadora, muito forte, é preciso estar preparada para receber golpes muito rápidos — disse a polonesa.
Swiatek, que no único duelo anterior com Pavlyuchenkova venceu por um duplo 6/0 (Roma, 2023), começou o jogo quebrando o serviço da adversária.
Com 2 a 0 de desvantagem, a russa finalmente conseguiu ganhar um game, mas não chegou a quebrar o serviço da polonesa ao longo de toda a partida.
Swiatek comandou os pontos e obrigou Pavlyuchenkova a se mover de um lado a outro da quadra, uma jogadora boa com as mãos, mas, aos 33 anos, sem a mesma velocidade que a polonesa.
Quando poderia relaxar depois de fechar o primeiro set, a número 1 do mundo voltou com alta intensidade no primeiro game e, com ambas na rede, Pavlyuchenkova acertou um backhand em seu corpo que provocou um olhar de fúria de Swiatek.
A polonesa então pisou no acelerador e só cedeu mais dois games antes de selar a vitória e depois dialogar com a tenista russa na rede.
No mesmo lado da chave, a americana Jessica Pegula confirmou o favoritismo e avançou às oitavas ao vencer a Jéssica Bouazas Maneiro (74ª), com um duplo 6/3. Sexta cabeça de chave ela busca igualar o desempenho de 2022, quando disputou as quartas de final em Nova York.
A próxima adversária de Pegula será a russa Diana Shnaider, 18ª do mundo, que eliminou a italiana Sara Errani, com um duplo 6/2.
Quem também continua na briga pelo título é a italiana Jasmine Paolini, que derrotou a cazaque Yulia Putintseva (32ª) por 2 a 0 (6/3 e 6/4). A quinta colocada do ranking terá pela frente a tcheca Karolina Muchova (52ª), que superou a russa Anastasia Potapova por 2 a 0, cm parciais de 6/4 e 6/2.
* AFP