O sábado (21) foi de festa no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, em João Pessoa, com a disputa do segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística.
Milhares de pessoas compareceram ao local para ver de perto alguns dos principais nomes da modalidade no Brasil, que participaram das disputas eliminatórias por aparelhos e brigaram por medalhas no individual geral e na disputa por equipes femininas.
A presença das medalhistas olímpicas Rebeca Andrade, Julia Soares e Lorrane Oliveira foi a grande atração do evento, mesmo que apenas Julia tenha participado dos quatro aparelhos.
E sem a concorrência das companheiras de seleção, a ginasta de 19 anos garantiu seu primeiro título brasileiro do individual geral ao chegar aos 52,050 pontos, somando as notas do salto (12,350), barras assimétricas (12,450), trave (14,000) e solo (13,250).
— É muito importante (o título). Ainda mais estar em forma após as Olimpíadas, que é um campeonato desgastante física e mentalmente. Mas eu continuei treinando. Eu voltei num sábado de Paris e na segunda-feira eu já estava me movimentando. Acho que o resultado é fruto dessa dedicação diária e mostrou que estou no caminho certo — disse a ginasta do Cegin (PR) ao Canal Olímpico do Brasil.
Rebeca Andrade não disputou o individual geral, já que competiu apenas nas barras assimétricas e no salto, onde fez somente uma tentativa — ela obteve a maior nota em ambos os aparelhos. O objetivo era somar pontos para o Flamengo (RJ) na disputa por equipes.
A mesma estratégia valeu para Lorrane Oliveira, que somente competiu nas barras assimétricas. Com a presença de suas duas medalhistas olímpicas, o time carioca, que ainda contou com Hellen Benevides Silva, Isabel Aguilar, Nicole Bello e Julia Coutinho, somou 156,350 e sagrou-se campeão pela quarta vez consecutiva.
O campeonato será encerrado no domingo com as finais por aparelhos e Rebeca Andrade só irá disputar o título das barras assimétricas, já que sequer competiu no solo e na trave e registrou apenas uma nota no salto.
A decisão de não entrar em todas as provas foi tomada pela atleta em conjunto com a comissão técnica do Flamengo e faz parte de um planejamento de preservação física da maior medalhista olímpica da história do esporte brasileiro.
Além do título por equipes, o Flamengo ainda comemorou as medalhas de prata e bronze do individual geral, que foram conquistadas por Isabel Aguilar e Hellen Benevides Silva, que somaram 51,450 e 51,200 pontos, respectivamente.
Na disputa por equipes, o Cegin garantiu a segunda posição, seguido pelo Pinheiros (SP).
Confira a classificação final do individual geral:
1 - Julia Soares (Cegin) 52,050
2 - Isabel Aguilar (Flamengo) 51,450
3 - Hellen Benevides Silva (Flamengo) 51,200
4 - Gabriela Vieira (Flamengo) 50,650
5 - Larissa Machado (Flamengo) 49,800
6 - Gabriela Barbosa (Pinheiros) 49,800
7 - Beatriz Lima (Pinheiros) 49,750
8 - Sophia Weisberg (Pinheiros) 49,050
Confira a classificação por equipes:
1 - Flamengo (RJ) 156,350
2 - Cegin (PR) 149,800
3 - Pinheiros (SP) 149,550