Dono de cinco medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz foi o grande destaque individual do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que foi encerrado neste domingo (15), em Lagoa Santa, Minas Gerais. O baiano que defende o Flamengo (RJ) venceu as seis provas que disputou. Ele foi ouro no C1 e no C2, nas distâncias de 200, 500 e 1.000 metros.
Nas provas individuais, o canoísta de 30 anos confirmou seu favoritismo sem dificuldades. Nas competições em dupla, ele teve a companhia de Gabriel Assunção, que foi segundo nos 1.000 metros do C1.
Parceiro de Isaquias nos Jogos de Paris, Jacky Godmann venceu três competições. Ele liderou o C4 1.000m ao lado de Andrique Souza, Diego Nascimento e Maurílio Kamir Silva. A equipe da Associação Canoagem de Itacaré (BA) também ganhou a final do C4 500m. Com Matheus Cruz no lugar de Andrique Souza, o time baiano também faturou o ouro no C4 200 metros.
A equipe gaúcha da Associação de Ecologia e Canoagem, de Estrela, foi campeã de duas provas. Héricles Scoot, Leonardo Michels, Jorge Antônio Rodriguez e Francisco Gonçalves venceram o K4 nos 200 e 500 metros.
No K2, o domínio foi da dupla Fábio Demarchi e Roberto Maehler, do Flamengo, que venceram nas três distâncias.
Édson Isaias (Joinville Iate Clube-SC) ganhou os 200 e 1000 metros no K1, enquanto Vagner Souta (Clube de Regatas Cascavel) levou o título nos 500 metros.
Valdenice Conceição e Ana Paula Vergutz brilham no feminino
Finalista olímpica, Valdenice Conceição Nascimento foi um dos destaques no feminino. A canoísta baiana, que também defende o Flamengo, levou os três títulos do C1, nos 200, 500 e 1.000 metros, além de um título (C2 200m), um vice (C2 1.000m), ao lado de Radija Ferreira.
Esta prova foi vencida por Maria Eduarda Alexandre e Isabelle Oliveira, da Escola de Canoagem Iporanga (PI). No C2 500m, Valdenice e Radija vencido por Andrea Santos de Oliveira e Ângela Aparecida da Silva (Botafogo-RJ), elas ficaram com o bronze.
Outra atleta que esteve em Paris, a paranaense Ana Paula Vergutz ganhou nove medalhas de ouro no Brasileiro.
Ela ganhou as disputas do K1 e do K2, nas três distâncias, e também conseguiu os títulos do K4, com Rauany Gomez, Maria Eduarda Mufato e Giovanna Gomes Luz. Nas provas em dupla a canoísta do Clube de Regats Cascavel (PR) atuou com Maria Eduarda Mufato.
Competição por equipes
Na competição por clubes, a baiana Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), com 1.443 pontos foi a primeira colocada. Em segundo outra equipe da Bahia, a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) com 916 pontos e em terceiro, a equipe da casa Lagoa Santa (MG) com seus 742 pontos.
Na Paracanoagem, o destaque ficou com a equipe do Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), que somou 53 pontos, seguida pelo Iate Clube de Londrina ICL, que garantiu a segunda posição com 20 pontos, e pela equipe da Associação Náutica Curitiba (ANC), que ficou em terceiro lugar com 16 pontos.