A britânica Sonay Kartal derrotou a eslovaca Rebecca Sramkova, neste domingo (15), por 2 sets 0, parciais de 6/3 e 7/5, e conquistou o título do WTA 250 de Monastir, disputado em quadras duras na Tunísia. Esta foi a primeira vez que a tenista de 22 anos sagrou-se campeã de um torneio do circuito feminino.
Para chegar ao título, Kartal precisou jogar sete partidas, sendo duas delas pelo qualifying. Na chave principal, bateu a quinta cabeça de chave, a romena Jaqueline Cristian, na estreia, e depois passou pela japonesa Mai Hontama, a ucraniana Yuliia Starodubtseva, e a alemã Eva Lys, na semifinal.
Número 151 do ranking, Sonay Kartal vai ganhar 55 posições e ingressar no Top 100. A nova 98ª do mundo tina até o momento, 13 troféus vencidos em torneios da ITF (Federação Internacional de Tênis), com premiações entre US$ 15 e US$ 35 mil.
As campeãs de duplas foram a russa Anna Blinkova e a egípcia Mayar Sherif, que na decisão venceram Alina Korneeva e Anastasia Zakharova, da Rússia, por 2/6, 6/1 e 10-8.