O Brasil terminou o segundo dia do Grand Prix de Zagreb com as duas primeiras medalhas do ciclo Los Angeles-2028.
Gabriel Falcão, que mudou de categoria este ano, saindo do leve (73kg) e indo para o meio-médio (81kg), ficou com a prata, enquanto Nauana Silva conquistou o bronze, também do meio-médio (63kg).
O judoca venceu quatro lutas neste sábado (14) para chegar à decisão. Ele deixou pelo meio do caminho Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte, Kote Kapanadze, da Georgia, e Tom Libert, da França, além Adam Kopecky, da República Tcheca.
Na final, encarou Victor Sterpu, da Moldávia, e após sofrer um waza-ari a 1min41seg do final, após revisão de vídeo, conseguiu empatar a luta a 40 segundos do término dos quatro minutos regulamentares.
O atleta do Instituto Reação (RJ), que seguiu atacando o adversário, cometeu um erro no fim e viu a arbitragem anotar o segundo waza-ari a favor do moldávio, totalizando um ippon a 16 segundos do fim.
Já Nauana Silva (Pinheiros-SP) começou vencendo Dilbara Kizi, da Sérvia, nas punições, mas perdeu da mesma maneira para a japonesa Yamaguchi Kirari. Na repescagem, derrotou Gaaetane Deberdt, da França, e levou a medalha de bronze ao passar pela holandesa Geke Van den Berg.
Mais três brasileiros estiveram no tatame neste sábado. Na categoria médio (até 70kg), Kaillany Cardoso (Minas Tênis Clube-MG) venceu Nika Koren, da Eslovênia, por ippon, mas acabou derrotada, na sequência, pela japonesa e campeã asiática Shiho Tanaka. No entanto, ela se recuperou na repescagem diante da polonesa Katarzyna Sobierajska e pôde disputar o bronze diante da croata Lara Cvjetko, que aplicou dois waza-aris para confirmar a vitória.
Já na categoria leve (até 73kg), Vinicius Ardina (Sesi-SP) estreou vencendo Samuel Gassnet, da Áustria, que esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, mas caiu nas oitavas, contra Yehonatan Elbaz, de Israel.
Ainda no leve, Michel Marcelino, também do Sesi-SP, acabou derrotado na estreia por Robert Klacar, da Croácia, por waza-ari no golden score.
As disputas em Zagreb prosseguem na manhã de domingo (15), a partir das 7h (de Brasília). Eliza Ramos (78kg), Giovanna Santos (+78kg), Kátia Alves (+78kg), Gustavo Assis (90kg), Marcelo Gomes Fronckowiak (90kg), Lucas Lima (+100kg) e Tiago Palmini (+100kg) serão os brasileiros no tatame.