O judô brasileiro voltou ao circuito internacional nesta sexta-feira (13), após conquistar quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris. Na Croácia, a seleção disputa o Grand Prix de Zagreb, e a estratégia da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) foi montar uma equipe alternativa para a competição, já apostando na preparação e renovação dos novos atletas para o ciclo Los Angeles 2028.
E neste primeiro dia, o melhor desempenho foi de Beatriz Comanche, que chegou até a disputa do bronze, na categoria leve (até 57kg). Com apenas 20 anos, a atleta do Umbra-Vasco da Gama (RJ) disputou sua primeira competição internacional pela seleção adulta. Ela disputou cinco lutas e venceu três. As duas primeiras, contra a britânica Lanina Solley (ippon) e a alemã Jana Ziegler (punições), antes da derrota para a croata Ana Viktorija Puljiz, por acúmulo de punições, nas quartas de final.
Após perder para a atleta da casa, Beatriz foi para a repescagem e venceu a israelense Maya Leopold, nas punições, o que lhe deu a chance de disputar o bronze contra a francesa Martha Fawaz, que acabou levando a melhor.
Quem também teve um bom desempenho foi Ronald Lima, de 19 anos, que ganhou dois combates nas eliminatórias da categoria meio-leve (até 66kg).
O judoca do Pinheiros (SP) passou pelo norte-americano Ari Berliner, com um waza-ari, na estreia, e bateu o ucraniano Vadym Chernov, com ippon, nas oitavas. Nas quartas de final, Ronald perdeu por waza-ari para o britânico Michael Fryer e acabou caindo na repescagem, no golden score, por acúmulo de punições diante do israelense Eran Fiks.
No ligeiro masculino (até 60kg), Michel Augusto (Sesi-SP) e Diego Ismael (Minas Tênis Clube-MG) acabaram caindo logo na estreia, com derrotas para o holandês Emiel Jaring e o georgiano Luka Modebadze, respectivamente.
Michel é o único dos convocados que esteve presente nos Jogos de Paris. O atleta de 19 anos também foi convocado para o Campeonato Mundial Júnior, que vai acontecer em outubro, no Tajiquistão.
No feminino, Gabriela Conceição (Minas Tênis Clube) foi eliminada na segunda rodada do peso meio-leve (até 52kg). Ela entrou diretamente nesta fase e foi superada pela húngara Roza Gyertyas. Shirlen Nascimento. também do Minas, venceu a húngara Luca Veg, na estreia, e se despediu da competição nas oitavas de final da categoria leve (até 57kg), ao ser superada pela Martha Fawaz, que viria a ser a rival de Beatriz Comanche pelo bronze.
As disputas em Zagreb prosseguem na manhã de sábado (14), a partir das 6h (de Brasília). Nauana Silva (63kg), Kaillany Cardoso (70kg), Michael Marcelino (73kg), Vinicius Ardina (73kg) e Gabriel Falcão (81kg) serão os brasileiros no tatame.