O judô brasileiro encerrou sua campanha no Campeonato Mundial sub-18, disputado em Lima, no Peru, com sete medalhas. Esta foi a melhor campanha do Brasil na história da competição, superando os seis pódios em Santiago, no Chile, em 2017.
Nestas conquistas, duas delas estão diretamente ligadas ao judô gaúcho. Yuri Pereira foi prata na categoria superligeiro (até 50kg). O atleta do Grêmio Náutico União, de apenas 15 anos, está em seu primeiro ano de juvenil. Depois de vencer o indiano Saiyan Choudhary, os cazaques Arsen Yelemes e Rassulkhan Gabit, ele perdeu na final para Aleksei Toptigyn, que competiu sob bandeira neutra.
Já o segundo pódio foi na disputa por equipes mistas, realizada no domingo (1), quando a seleção brasileira faturou o bronze ao vencer o Peru. No time medalhista estavam outros dois atletas do União, João Gabriel Santana, da categoria ligeiro (55kg), que disputou um peso acima (60kg), e Silas Santana, do meio-médio (73kg), que a exemplo do colega de clube subiu de peso na disputa por equipes e atuou nos 81kg.
A equipe ainda teve Clarice Ribeiro (48kg), Fernando Mitsuda (60kg), Ana Costa (63kg), Olivia Oliveira (+63kg) e Luiz Oliveira (+81kg).
Na classificação geral, o Brasil ficou em quarto lugar, com um ouro, três pratas e três bronzes. O Japão liderou o quadro de medalhas com dois ouros e uma prata, seguido do Azerbaijão, com dois ouros e dois bronzes e da França, que somou um ouro, três pratas e quatro bronzes.
Confira todas as medalhas do Brasil no Mundial sub-18:
- Ouro - 48kg — Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube-MG)
- Prata - 50kg - Yuri Pereira (Grêmio Náutico União-RS)
- Prata - 44kg - Juliana Yamasaki (Palmeiras-SP)
- Prata - 52kg - Rafaela Rodrigues (Pinheiros-SP)
- Bronze - 48kg - Nycolly Carneiro (AABB Curitiba-PR)
- Bronze - 52kg - Nicole Marques (Espaço Marques Guinness-DF)
- Bronze - Equipes mistas