Aryna Sabalenka é a primeira finalista do US Open. Número 2 do mundo, a bielorrussa derrotou nesta quinta-feira (5) a americana Emma Navarro, 12ª do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (2), após 1h30min de partida. Esta será a quarta decisão da carreira da tenista de 26 anos em Grand Slam, a segunda nos Estados Unidos - foi vice em 2023.
Com a eliminação de Iga Swiatek nas quartas de final, Sabalenka passou a ser a grande favorita ao título. Até o momento, ela perdeu apenas um set, para a russa Ekaterina Alexandrova, na segunda rodada. Sua adversária na busca pelo título será a vencedora do confronto entre a americana Jessica Pegula e a tcheca Karolína Muchová, que jogam ainda nesta noite de quinta.
O set inicial foi dominado por Sabalenla, que conseguiu uma quebra em 2-0. Navarro ainda esboçou uma reação e devolveu o break em 1-2, mas depois de empatar voltou a ser quebrada em 4-2 e mesmo cometendo a metade dos erros não forçados da adversária (16 x 8) acabou perdendo a parcial por 6/3, após 35 minutos.
No segundo set, a bielorrussa voltou a conseguir uma quebra de serviço em 3-2 e chegou a sacar em 5-4 para confirmar a vitória. Porém, ela cometeu erros e acabou permitindo a reação da americana que conseguiu o break, empatou em 5-5 e na sequência confirmou o saque e se adiantou em 6-5. Pressionada, Sabalenka conseguiu empatar e levar a decisão para o tie-break.
O desempate foi totalmente dominado pela bicampeã do Australian Open, que fechou em 7 a 2 e assegurou a vitória e a classificação.