Finalista olímpico, Almir Junior disputou neste sábado (14), em Bruxelas, na Bélgica, a decisão do salto triplo da Diamond League, a principal competição do circuito mundial de atletismo.
Após finalizar na 11ª colocação nos Jogos de Paris, o atleta da Sogipa encarou os principais saltadores da atualidade e terminou em quarto lugar, com a marca de 16m79cm, conquistada em sua terceira tentativa.
Na primeira rodada, Almir fez 16m35cm e era o terceiro colocado. Porém, ao queimar seu segundo salto, foi ultrapassado por Hugues Fabrice Zango, de Burkina Faso, que foi bronze em Paris e é o atual campeão mundial. O adversário saltou 16m41cm.
O brasileiro recuperou o terceiro lugar na terceira rodada, ao saltar 16m79cm. Com 17m33cm, o cubano naturalizado português Pedro Pichardo, ouro nos Jogos de Tóquio e prata em Paris liderava.
A situação não se alterou no quarto e quinto saltos, ambos queimados por Almir Junior. Na rodada final, ele acertou sua marca e fez 16m78cm e viu Zango atingir 17m05cm e lhe roubar a medalha de bronze.
O ouro acabou com Pichardo, seguido pelo alemão Max Hess, sétimo em Paris, que fechou a disputa com 17m20cm em sua segunda tentativa.