O personagem Barney Stinson, da série de TV "How I Met Your Mother", afirmava com frequência que "o novo é sempre melhor". Na NFL, isso se torna verdadeiro em alguns casos, e a temporada 2024/2025 da principal liga de futebol americano, que começa no dia 5 de setembro, pode provar a tese.
Os jogadores vindos do futebol americano universitário que estrearão na NFL neste ano são diversos. Contudo, nem todos serão titulares ou terão chances de mostrar o talento dentro de campo. Dentre os casos em que a titularidade é certa, cinco nomes podem se destacar desde o primeiro snap e mostrar que o novo é melhor.
Caleb Williams
O primeiro jogador escolhido no draft é o que carrega mais expectativas. Não só pela posição, mas principalmente pelo local em que ele foi parar. Ser quarterback em Chicago é uma missão muito difícil. Em um recorte mais recente, desde 2009 três nomes assombram os torcedores dos Bears: Jay Cutler, Mitchell Trubisky e Justin Fields.
No primeiro caso, a franquia de Chicago ofereceu muitas escolhas de draft por um quarterback que pouco entregou dentro de campo. Sem sucesso com ele por oito temporadas, os Bears resolveram apostar em Trubisky como segunda escolha geral do draft 2017.
O rendimento foi muito abaixo e após quatro anos de sofrimento, a franquia decidiu recrutar um novo nome na primeira rodada. Fields foi o 11º em 2021 e durou até a última temporada, sendo trocado para o Pittsburgh Steelers após um novo fracasso na posição.
Caleb Williams tem a chance de quebrar essa sequência. Ele é tido como o melhor quarterback da classe e os Bears não tinham dúvidas da sua escolha. Talentoso e confiante, o jogador de 22 anos terá difícil missão, mas, se completada com sucesso, entrará para a história de Chicago.
Jayden Daniels
Outro quarterback selecionado cedo no draft e que foi para uma franquia com fracassos recentes na posição. Desde 2018, quando Kirk Cousins deixou a franquia de Washington, não há um nome que deu certo. Foram 12 jogadores que atuaram nesse período.
Com o novo nome, os Commanders (antes era Washington Redskins) terão pela primeira vez um quarterback chegando com alta expectativa. Jayden Daniels venceu o Heisman Trophy — prêmio dado ao jogador mais extraordinário do College Football — e foi o segundo escolhido no draft.
Com 23 anos, ele será o titular dos Commanders desde a Semana 1 e pode acabar com a sina da franquia na posição de quarterback. Fisicamente e tecnicamente, Daniels tem potencial para se tornar um dos melhores da NFL, resta saber se conseguirá se desenvolver da maneira certa.
Marvin Harrison Jr.
Marvin Harrison não é um nome novo na NFL. Mais do que isso, significa muito para o futebol americano. De 1996 a 2008, esse nome defendeu o Indianapolis Colts durante a carreira. Foi campeão do Super Bowl XLI, eleito oito vezes ao Pro Bowl, além de outros prêmios individuais. Após se aposentar, Marvin Harrison entrou no Hall da Fama do futebol americano em 2016.
Carregar esse nome nas costas na NFL será a missão a partir de 2024 para seu filho. Marvin Harrison Jr. foi recrutado pelo Arizona Cardinals na quarta escolha geral e existe uma grande expectativa sobre ele. Não só pelo o que seu pai fez em campo anos atrás, e sim pelas suas atuações acima da média no futebol americano universitário.
Em uma classe com bons recebedores, Harrison Jr. foi o primeiro a ser escolhido e é considerado o mais pronto para a NFL. Sua chegada para os Cardinals será importante para se tornar um alvo de segurança para o inseguro quarterback Kyler Murray.
Bo Nix
A aposta do Denver Broncos no draft foi no quarterback Bo Nix. Um jogador que carrega muitas incertezas sobre o que poderá entregar na NFL. Contudo, por se tratar de uma escolha do treinador Sean Payton, existe sim a possibilidade de ter sido um grande acerto.
Os Broncos sofrem na posição de quarterback desde o último título da franquia, quando Payton Manning era o dono da posição. Depois disso, foram dezenas de nomes que passaram pela franquia e fracassaram. A última aposta havia sido o experiente e vencedor Russell Wilson, que também fracassou.
A qualidade do time pode prejudicar seu desenvolvimento, mas Bo Nix chama a atenção por chegar com bastante experiência do College Football e a capacidade de lidar com pressão. Ele será uma das narrativas mais interessantes de acompanhar na temporada.
Xavier Worthy
O que já era bom, pode ficar ainda melhor. O atual campeão do Super Bowl, o Kansas City Chiefs, venceu seu segundo título seguido mesmo tendo problemas com wide receivers. Na temporada regular, o desempenho dos recebedores preocupou, mas as coisas ficaram melhores nos playoffs.
Para não correr risco na próxima temporada, os Chiefs selecionaram com sua primeira escolha Xavier Worthy. Um wide receiver de velocidade — quebrou o recorde no Combine no tiro de 40 jardas, fazendo em 4.21s — e que terá o melhor quarterback da NFL lhe passando a bola.
Ele lembra muito Tyreek Hill, que é um dos melhores recebedores da NFL e fez sucesso pelos Chiefs enquanto esteve por lá. Patrick Mahomes sofreu um pouco com a ida do seu principal alvo para o Miami Dolphins.
Contudo, soube se reinventar. Agora, com uma nova arma em profundidade, poderemos ver grandes conexões de Mahomes para Worthy.