O lado do atual campeão do Super Bowl é a Conferência Americana (AFC). É dela que saíram sete dos últimos 10 campeões da NFL, sendo os dois títulos mais recentes conquistados pelo Kansas City Chiefs. Para a temporada 2024/2025, as franquias da AFC buscam formas de acabar com o domínio do time de Patrick Mahomes, que disputou quatro dos últimos cinco Super Bowls.
Com início no dia 5 de setembro, a principal liga de futebol americano do mundo terá disputa acirrada nas duas conferências. Tratando especificamente da AFC, são três franquias que surgem com favoritismo a uma das vagas na decisão da NFL, enquanto outras carregam o título de possíveis surpresas.
Os favoritos na Conferência Americana (AFC)
Kansas City Chiefs
O atual bicampeão, com três títulos nos últimos cinco anos, chega para mais uma temporada com a condição de favorito, não apenas na AFC, e sim na NFL inteira. O fator principal para isso é o quarterback Patrick Mahomes, o melhor jogador de futebol americano do planeta.
Trata-se de um líder nato, que se diferencia dos demais quarterbacks por ter valências diversas — enquanto outros jogadores só conseguem se destacar em uma ou duas características no máximo. Além dele, o elenco tem força no ataque, na defesa e nos times de especialistas. O treinador Andy Reid é outro fator fundamental dos Chiefs.
Baltimore Ravens
Tendo a melhor campanha da AFC na última temporada, os Ravens chegam com expectativa alta. O mesmo desempenho não foi visto nos playoffs, mas o time segue parecido. Liderados por Lamar Jackson, que foi eleito o MVP do último ano, o ataque se reforçou com Derrick Henry, um dos principais running backs da NFL nos últimos anos.
A defesa sofreu a perda do linebacker Patrick Queen, que foi reforçar o rival Pittsburgh Steelers. Mesmo sem ele, a franquia de Baltimore tem condições de chegar aos playoffs. Contudo, a mentalidade e a forma de jogar precisa ser diferente dos últimos anos, para assim conseguir chegar no patamar dos atuais campeões.
Houston Texans
A grande surpresa da última temporada está mais forte. Os Texans se reforçaram pontualmente e formaram um dos melhores ataque da NFL, no papel. Em campo, o que se espera é ver boas atuações do quarterback C.J. Stroud, que foi eleito o melhor novato do último ano, e chega com boas condições de brigar pelo prêmio de MVP.
Um time até então recheado por jovens talentos ganhou reforços experientes, como o running back Joe Mixon, o wide receiver Stefon Diggs e o EDGE Danielle Hunter.
Franquias que podem surpreender
Como a NFL é uma liga que gosta de surpresas, candidatos não faltam para cumprir esse requisito. Na AFC Norte, que é a divisão dos Ravens, os outros três rivais podem incomodar.
O Cincinnati Bengals terá o retorno do quarterback Joe Burrow após lesão grave; os Steelers contam com uma forte defesa e chegaram dois quarterbacks para tentar assumir a titularidade (Russell Wilson e Justin Fields); por fim ainda tem o Cleveland Browns, que conta com um elenco recheado de bons jogadores, mas tem problemas dentro e fora dos gramados para resolver.
Na AFC Leste, não há nenhum franco favorito ao título da divisão. São três franquias que devem brigar, enquanto o New England Patriots ainda segue com sua reestruturação. A briga entre Buffalo Bills, Miami Dolphins e New York Jets promete ser interessante.
Ainda há a chance do Jacksonville Jaguars surpreender. A equipe está na AFC Sul, junto dos Texans, e podem incomodar nas duas partidas que farão contra Houston. Ademais, a franquia da Flórida tem bons jogadores e soube se reforçar.
Ouça o PrimeCast sobre a AFC
O PrimeCast — podcast de esportes americanos da Rádio Gaúcha — falou sobre todos os times da Conferência Americana. Confira o que projetam os analistas do programa: